Topo

Chefe da Activision lamenta separação com Harmonix

23/02/2010 08h18

Durante o evento DICE Summit, ocorrido na última semana, Robert Kotick, executivo-chefe da Activision Blizzard, lamentou não ter concedido a devida atenção durante o processo de separação entre a Red Octane e a Harmonix.

Tal fato resultou no controle total da Activision sobre a franquia "Guitar Hero" e o lançamento de "Rock Band" por parte da Harmonix em parceria com a MTV Games.

"Sempre pensamos que eles eram um tipo de desenvolvedor falido de jogos musicais. Eles sempre tinha grandes ideias, mas nada comercialmente viável até 'Guitar Hero'", disse Kotick. O executivo acreditou que se a Activision deixasse "Guitar Hero" a cargo do estúdio Neversoft, eles "fariam o melhor com isto".

Ele crê que, se tivesse dado mais atenção à Harmonix, a série musical seria totalmente diferente hoje, com muitas oportunidades e inovações para o gênero.

"Guitar Hero" em baixa

Recentemente, a Activision demitiu cerca de 50 funcionários da Neversoft, responsável por games das séries "Tony Hawk" e os mais recentes "Guitar Hero". Agora a companhia anunciou outras duas baixas.

Além disso, o estúdio Underground Development, responsável por "Guitar Hero: Van Halen", foi completamente fechado e seus integrantes foram, em sua maioria, dispensados. Já a Red Octane, especialista na elaboração de acessórios que criou a franquia "Guitar Hero" com a Harmonix, também foi desmanchada, mas seus colaboradores tiveram melhor sorte e foram absorvidos pelo estúdio central da corporação.

Tais medidas fazem parte de uma restruturação da empresa atribuída à queda de vendas no segmento de jogos musicais, que passa por grande saturação. Pensando nisto, a Activision resolveu diminuir o número de lançamentos para 2010 e contar com apenas dois grandes lançamentos no gênero, um novo "Guitar Hero" e "DJ Hero 2"