Topo

Nintendo admite não ser boa em jogos não-casuais

17/03/2010 18h32

Em entrevista ao site Industry Games, feita durante a GDC, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo para os Estados Unidos, admitiu que a empresa "não é boa" em criar jogos para o público "hardcore", que gosta de games "sofisticados".

"O fato é que sabemos criar bom conteúdo para consumidores mais novos, sabemos prover grandes jogos para os usuários casuais, e queremos conteúdo fantástico para aquele jogador mais ativo que ama 'Metroid' ou 'Zelda', mas talvez também gostaria de algo como um 'BioShock 2' para jogar também", comentou.

"Também reconhecemos que não criamos esse tipo de conteúdo. Não somos bons nisso e não é nosso foco de atuação. Queremos esse conteúdo em nossa plataforma, então temos que convidar as desenvolvedores independentes e encorajá-las a fazer [esses jogos]".

Reprodução
Relembre aventuras do herói
JOGOS DO MARIO
Ajuda externa

Quando perguntado como a Nintendo persuadiria essas produtoras - que nos últimos tempos têm se tornado cada vez mais arredias em apoiar o Wii - a criar conteúdo para o sistema, Fils-Aime argumentou que o desenvolver jogos "hardcores" tecnicamente avançados e caros para outras plataformas não é garantia de lucro.

"Desenvolvedores amam criar jogos tecnicamente avançados e jogos visualmente fantásticos, mas o fato é que nem tudo com esse conteúdo está vendendo excepcionalmente bem", disse.

"Olha para os resultados mais recentes do NPD [empresa que acompanha o mercado de games dos Estados Unidos]. Não tenho certeza do quanto que foi investido em um jogo como 'Dante's Inferno' ou 'BioShock 2', mas se aquele nível de vendas é o melhor que eles vão fazer em um mês em particular, e as vendas vão cair rapidamente dali em diante, então esses jogos não vão recuperar seus investimentos", analisa.

"BioShock 2" foi o game mais vendido em fevereiro, com 563 mil cópias somente no Xbox 360, enquanto "Dante's Inferno" teve saída de 467 mil cópias juntando o console da Microsoft e o PlayStation 3.
Mais
Mercado de games nos EUA cai 15% em fevereiro