Topo

Para Molyneux, "Heavy Rain" indica o futuro dos games

17/03/2010 13h27

Não foram só os jogadores em geral que apreciaram o resultado final mostrado em "Heavy Rain". Esta semana, Peter Molyneux, idealizador de "Fable" e chefe de criação da Microsoft Game Studios para a Europa, afirmou que o game da Quantic Dream é "absolutamente brilhante".

"Eu recomento a qualquer um que queira ter as primeiras amostras do futuro dos games que compre o jogo", comentou Molyneux.

Apesar dos elogios, o designer reconhece que o conteúdo do game não é para quem se abala facilmente. "Eu pessoalmente não consigo jogar mais que 90 minutos, porque o mundo ali proposto é tão obscuro e emocionalmente envolvente que eu me sinto desgastado".

Cinematográfico

Para Molyneux, "Heavy Rain" representa uma nova forma de entretenimento, em que uma história complexa é apresentada ao expectador de forma que as ações interferem diretamente no roteiro, aumentando a necessidade dos criadores em aprender mais sobre a linguagem de cinema, como a fotografia, direção e narrativa.

Mas e quanto à mecânica de jogo, apontada como um dos pontos fracos do game? Molyneux afirma que o uso de "quick time events" exige total atenção do jogador, mas admite que pode ser um pouco cansativo depois de um tempo.

No fim, Molyneux elogiou os criadores. "Tenho que tirar meu chapéu para a Quantic Dream... eles fazem uma dúzia de coisas no game que são realmente revolucionárias, e o que eles fazem com os 'quick time events' é fantástico. Nós designers rimos porque pensamos que estes eventos estavam mortos, mas eles realmente fazem parte da narrativa de 'Heavy Rain'".

Teatro de bits

O jogo conta com cenários grandes, como shoppings e estações de metrô, repletos de pessoas e objetos, mas as ações e emoções dos protagonistas são os principais gatilhos que levam à resolução dos crimes, com a história se alternando entre os quatro pontos de vista.

No entanto, a expectativa vai para a "interpretação", que promete estabelecer um novo padrão de qualidade no que se refere a expressividade de personagens digitais.
Mais
"Heavy Rain" é lançado no Brasil por R$ 199