Topo

Para David Cage, games não necessitam de violência

30/03/2010 08h41

David Cage, criador de "Heavy Rain", disse em entrevista ao site Gamasutra que a violência em jogo não é uma "necessidade absoluta". Segundo, os desenvolvedores de jogos de ação enfrentam problemas mais sérios na hora de criar suas histórias.

O chefe da Quantic Dreams disse ao site Gamasutra que os produtores desse gênero precisam justificar seus elementos irreais em suas narrativas de jogos.

"Esse é o problema com a maioria dos jogos de ação: que a história, em certo ponto, precisa justificar que o herói vai de uma selva a um cenário nevado passando por uma fase de areia, então isso é algo realmente difícil", disse.

"Também tem que justificar que há zilhões de pessoas atacando você todo o tempo, onde quer que vá; há pessoas atirando em você porque o jogo é sobre isso. Então é realmente difícil ter uma narrativa decente na maioria dos jogos, e eu acho que jogos como 'Uncharted 2' ou 'God of War III' fizeram um grande trabalho nisso, tentando ter uma história realmente apoiando a experiência.

"Ao mesmo tempo, eu tomei uma decisão diferente, que foi livrar-se da violência dos padrões de repetição na mecânica de jogo. Eu acho que isso não é uma necessidade absoluta; há outros meios de oferecer mecânicas de jogo além de usar o mesmo ciclo de certo modo", concluiu.