Topo

Jogos sociais são uma 'região inexplorada', diz Sid Meier

A clássica série "Civilization" vira "Network" na versão para Facebook -
A clássica série "Civilization" vira "Network" na versão para Facebook

01/05/2010 12h40

Em uma entrevista ao site IndustryGamers, Sid Meier, criador de séries como "Civilization", comentou sobre os jogos sociais, um conceito que cresce cada vez mais na indústria.

"Eu acho que é uma nova região inexplorada", disse. "Eu não acho que substitui nenhuma outra forma de jogo. Apenas é atraente para um tipo de diferente de jogador".

"Você não vai ver jogadores 'hardcore' debandando totalmente para o game social, iPhone ou o que for, mas você está certamente correto de que há muitas saídas novas para jogos, sejam aplicativos para iPhone - mais uma vez, um custo mais reduzido de desenvolvimento - aplicativos de Facebook, jogos para navegador, todas essas coisas", continua.

"Isso simplesmente enriquece o mundo dos jogos em vez de substituir. Mas é a nova terra inexplorada, na minha opinião. É um lugar onde ainda estamos descobrindo as regras, o que vai funcionar, o que não vai, qual a audiência", explica.

Civilização em rede

"É provavelmente isso que mais me empolga, fazer parte da exploração dessa nova região e experimentar coisas diferentes que não foram feitas antes e ver como elas funcionam nesse novo mundo", diz o designer, que faz "Civilization Network", um game para Facebook.

"Mas eu acho que nós, a cada ano ou dois, vemos uma novidade - seja o Wii há alguns anos, ou os jogos de iPhone ou a Xbox Live - há sempre uma nova oportunidade. Os jogos estão crescendo em mais e mais áreas diferentes sem realmente deixar para trás os meios já existentes de jogo", finaliza.