Topo

Em simulação da EA, Espanha será campeã da Copa

03/06/2010 19h01

Para comemorar a Copa do Mundo e seu jogo oficial, "2010 FIFA World Cup South Africa", que sai em 11 de junho nos Estados Unidos, a Electronic Arts fez uma simulação para descobrir quem será o campeão do torneio. E, para surpresa de muitos, deu Espanha, país que nunca levantou o troféu da Copa. No entanto, os torcedores não precisam levar o resultado a sério, pois, a julgar pelo seu histórico, a companhia costuma errar em suas previsões.

A Electronic Arts afirma que a simulação foi feita nas mesmas condições que as 32 equipes de verdade enfrentarão na Copa, e usando a mesma tecnologia empregada nos games para Xbox 360 e PlayStation 3.

O resultado é que, na final, a Espanha venceria o Brasil por 3 a 1, de virada. Nesse jogo, a seleção canarinho sairia na frente aos 30 minutos do primeiro tempo, com um gol do volante Felipe Melo na entrada da área.

Mas a vantagem duraria apenas 12 minutos, quando David Villa marcaria seu sexto gol na Copa após uma falha do arqueiro brasileiro. O mesmo Villa voltaria a balançar as redes aos 16 do segundo tempo, completando um cruzamento de Andres Iniesta. O Brasil ainda teria diversas chances para empatar, mas toma um fulminante contra-ataque aos 33 da etapa final, que resultaria num gol de Cesc Fabregas e selaria o destino da Copa.

Trajetória virtual

Até chegar à glória, a seleção espanhola, que costuma ter um time forte para a Copa, mas não rende o esperado, venceria a Itália nas quartas de final nos pênaltis (5 a 4), depois de empatar por 1 a 1 com a bola rolando, e despacharia a Argentina por 2 a 1 na semifinal. Já o Brasil deixaria a Holanda para trás nas quartas, por 3 a 2, e a Inglaterra na semifinal, numa disputa de pênaltis (5 a 4), após um 2 a 2 na etapa regulamentar.

Além do vice-campeonato, o Brasil levaria o bola de ouro, com Kaká. A chuteira de ouro ficaria com o espanhol David Villa, artilheiro da Copa com sete gols.

Para os brasileiros, a sorte é que a Electronic Arts não acertou sua previsão na Copa da Alemanha, em 2006, quando disse que a República Tcheca seria campeã, derrotando o mesmo Brasil na final por 2 a 1. Como se sabe, quem levantou o caneco foi a Itália, que venceu a França nos pênaltis. Mas a imagem que ficou foi a cabeçada de Zidane no peito de Materazzi, e marcou a despedida do craque francês da seleção.

Veja os resultados da fase eliminatória da Copa segundo a simulação da Electronic Arts:

Oitavas de final

. Espanha 3 x 1 Portugal
. Itália 2 x 1 Camarões
. Brasil 3 x 1 Chile
. Holanda 2 x 0 Eslováquia
. Argentina 2 x 1 México
. Estados Unidos 2 x 2 Alemanha (1 a 3 nos pênaltis)
. Inglaterra 3 x 1 Austrália
. França 2 x 1 Nigéria


Quartas de final

. Brasil 3 x 2 Holanda
. Inglaterra 2 x 1 França
. Alemanha 1 x 3 Argentina
. Itália 1 x 1 Espanha (4 a 5 nos pênaltis)


Semifinais

. Inglaterra 2 x 2 Brasil (4 a 5 nos pênaltis)
. Espanha 2 x 1 Argentina


Disputa pelo 3º lugar

. Inglaterra 2 x 1 Argentina


Final

. Brasil 1 x 3 Espanha

Divulgação
Em simulação da EA, Espanha ganha a Copa do Mundo vencendo de virada o Brasil