Topo

Direto da TGS: 'Libertadores é tão importante quanto Champions League', diz 'Seabass'

Shingo "Seabass" Takatsuka, produtor da popular série de futebol da Konami -
Shingo "Seabass" Takatsuka, produtor da popular série de futebol da Konami

THÉO AZEVEDO<br> Enviado a Tóquio

18/09/2010 13h54

Shingo "Seabass" Takatsuka capitaneou a criação da franquia que mudou o jeito de jogar futebol no videogame. "Pro Evolution Soccer" nasceu, evoluiu e... estagnou. E as palavras são do próprio "Seabass" que, em entrevista ao UOL Jogos e a outros membros da imprensa brasileira, reconheceu que há dois anos "FIFA" tomou a dianteira.

Entretanto, "Seabass" fez questão de aproveitar o momento para alardear uma das maiores novidades de "Pro Evolution Soccer 11": a presença da Copa Libertadores que, segundo o próprio, é tão importante para a franquia quanto a Champions League.

O produtor falou ainda dos supostamente solucionados problemas no modo online de "Pro Evolution Soccer" e também explicou porque a série adquiriu este título no ocidente, deixando "Winning Eleven" para o Japão.

Leia os melhores momentos da entrevista:

"Pro Evolution Soccer" versus "FIFA"
"FIFA" se saiu melhor nos últimos dois anos e uma das razões para isso é que, enquanto tentávamos resolver os problemas com o modo online de "Pro Evolution Soccer", não desenvolvemos mais a inteligência do jogo. Este foi o nosso maior erro.

Tento não olhar muito para "FIFA", mas é claro que sabemos o quão bom é o jogo. Eu sei que a EA Sports observa o nosso produto e procura implementar em "FIFA" o que acha que "Pro Evolution Soccer" possui de bom. Talvez devêssemos fazer o mesmo, mas não é deste modo que trabalhamos.

Sabe, na época do PlayStation 2 "Pro Evolution Soccer" era superior a "FIFA", que não tinha jogos tão bons quanto os nossos. Era porque estávamos progredindo. Agora, no entanto, eles têm um bom jogo e nós também. Espero que no futuro possamos competir contra o nível de "FIFA" e vice-versa, e isso vai beneficiar a ambos e criar uma boa realidade.

"Pro Evolution Soccer 2011" vai trazer de volta muitos fãs da série, mas não todos. Na versão seguinte esperamos recuperar mais fãs e estamos confiantes nisso.


Modo on-line de "Pro Evolution Soccer 2011"
A "distorção e o lag" da bola e do jogador quase desapareceram desde a versão anterior. Passamos um bom tempo corrigindo este problema e conseguimos fazê-lo a tempo de "Pro Evolution Soccer 2010". Nesta versão, posso garantir que o nível de qualidade foi elevado. Entretanto, não conseguimos tanto progresso nesse campo quanto a EA Sports, infelizmente. Mas, se "FIFA" faz marketing em relação aos 11 contra 11 online, nós preferimos investir na versão online da Master League, que achamos muito boa.

Libertadores
A presença da Copa Libertadores em "Pro Evolution Soccer 11" é uma prova de que estamos nos esforçando para conquistar a América do Sul. Para mim, a Libertadores é tão importante quanto a Champions League, que implementamos alguns anos atrás. Espero que as vendas sejam boas este ano na América do Sul, pois do contrário estarei em problemas.

A Libertadores inclui times, atletas e uniformes, além de alguns confetes nos estádios, que são muito particulares no torneio. Não conseguimos colocar outros elementos, como o cantos das torcidas, nesta versão, mas temos a licença e vamos tentar implementá-los nos próximos anos e criar uma atmosfera completa.


Veja jogo completo entre Internacional e Chivas; exclusivo


"Pro Evolution Soccer" ou "Winning Eleven"?
No ocidente, mudamos o nome da série para "Pro Evolution Soccer" porque, em inglês, "Winning Eleven" não faz sentido. "Winning Eleven" tem muito a ver com o Japão, onde é comum apelidar alguns esportes de acordo com o número de jogadores em cada equipe. Mas é bom saberem que não fui eu quem definiu o nome "Winning Eleven": foi um executivo acima de mim que, quinze anos atrás, disse para criarmos um jogo chamado "Winning Eleven". Mas ele não entendia nada de futebol (risos).

3D
Considerando que o 3D é uma tendência, já estamos realizando experimentos. Sabe como é, não queremos embarcar nesse trem muito tarde. Em compensação, pelo que eu vi até agora, a combinação de 3D e "Winning Eleven" não me impressionou. E isso inclui o Nintendo 3DS. Mas vamos continuar com os experimentos.


\nEnviado a Tóquio","publicationDate":"20100918135400"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2010/09/18/direto-da-tgs-libertadores-e-tao-importante-quanto-champions-league-diz-seabass.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="start/start.ultimas-noticias">