Topo

Jogos da Nintendo se destacam entre os vencedores do Japan Game Awards

do Gamehall

21/09/2010 20h32

Os jogos "New Super Mario Bros. Wii" e "Wii Sports Resort" são alguns dos destaques da Nintendo como os ganhadores da Japan Game Awards, premiação criada pela CESA, empresa que organiza a Tokyo Game Show. Os prêmios foram entregues durante o primeiro dia da feira, que aconteceu entre os dias 16 a 19 de setembro.

As categorias anualmente premiadas incluem excelência, melhores vendas, melhor jogo global criado no Japão e melhor jogo global criado no exterior. A maioria dos vencedores foram escolhidos por votos do público entre os dias 12 de abril até 23 de setembro, sob orientação do comitê selecionado pela CESA. Para serem votados, os jogos deveriam ser lançados no período de 04 de janeiro de 2009 até 31 de março de 2010.

O grande vencedor deste ano foi "New Super Mario Bros. Wii", que recebeu muitos votos na maioria das categorias, além de conquistar o título do comitê de "A real personalidade de um jogo". Os escolhidos para o prêmio de excelência deste ano foram:

. Inazuma Eleven 2 (Level-5, DS)
. Wii Sports Resort (Nintendo, Wii)
. Friend Collection (Nintendo, DS)
. Dragon Quest IX (Square Enix, DS)
. New Super Mario Bros. Wii (Nintendo, Wii)
. Final Fantasy XIII (Square Enix, PS3)
. Bayonetta (Sega, PS3/Xbox 360)
. Pokemon HeartGold & SoulSilver (Pokemon, DS)
. Monster Hunter 3 (Capcom, Wii)
. LovePlus (Konami, DS)
. Yakuza 4 (Sega, PS3)

O prêmio de jogo mais vendido ficou com "Dragon Quest IX" de DS, que arrecadou 4,26 milhões em vendas durante o período de qualificação e 4,3 no período total. O prêmio "Global" ficou com "Wii Sports Resort" , que foi criado no Japão, e com "Call of Duty: Modern Warfare 2", de origem estrangeira.

Uma categoria recém criada pela CESA contempla as melhores artes de jogos. O vencedor deste ano foi "Heavy Rain", que curiosamente, teve colocação tímida de 70º lugar no quadro geral do público pelo prêmio de excelência. O Diretor e desenhista de cenários David Cage recebeu o prêmio pessoalmente.

Finalizando, para comemorar a estreia da nova categoria, os organizadores resolveram também premiar alguns dos designers que se destacaram ao longo dos anos, que são:

. Masahiro Sakurai (Sora)
. Fumito Ueda (Sony Computer Entertainment)
. Hideki Kamiya (Platinum Games)
. Shuu Takumi (Capcom)
. Shinji Mikami (Tango)
. Jin Fujisawa (Square Enix)
. Jiro Ishii (Level-5)
. Kazutoshi Ida (Grasshopper Manufacturer)
. Masayoshi Kikuchi (Sega)
. Keiichiro Sotoyama (Sony Computer Entertainment)
. Hifumi Kouno (Nude Maker)
Mais
Cammie Dunaway deixa a Nintendo e o mercado de games
Nintendo divulga queda de 44% em vendas no último trimestre