Topo

Epic investe em tecnologia 3D em seu motor Unreal Engine 3

12/10/2010 20h41

A Epic Games fechou uma parceria com a empresa TriOviz na incorporação da tecnologia 3D para o motor gráfico Unreal Engine 3, possibilitando o 3D estereoscópico em televisões que possuem o suporte ou para óculos coloridos (aqueles com filtros de azul e vermelho).

Com isso, é de se esperar que aumente a oferta de jogos em 3D e adicionando um atrativo ao motor gráfico da Epic. A TriOviz forneceu a tecnologia que adicionou uma modalidade em 3D na versão "jogo do ano" de "Batman: Arkham Asylum".

Quando perguntando se os jogos da Epic virão em 3D, o vice-presidente da empresa, Mark Rein, respondeu que "isso não faz parte do anúncio" e que a implementação do 3D definitivamente não foi a razão de "Gears of War 3" ter sido adiado, pois leva apenas uma semana para integrar a opção 3D em um game com a Unreal Engine 3. Segundo ele, o adiamento do jogo foi uma decisão de negócios da Microsoft.

Porém a opção 3D para os desenvolvedores não será de graça e eles ainda terão que licenciá-la para o lançamento de um jogo, como deixou claro Grady Hannah, diretor de negócios de desenvolvimento da TriOviz.

Hannah também disse que não é uma opção de apenas ligar e pronto, o jogo fica em 3D. A equipe de desenvolvimento terá que trabalhar em cima em questões técnicas e design, como ângulos de câmeras, efeitos 3D de objetos e itens com profundidades diferentes em um cenário e assim por diante. "É preciso pensar em 3D", disse ele.

Rein ressaltou que a Unreal Engine possui suporte ao 3D, mas apenas para jogos de PC com suporte ao 3D Vision da Nvidia. Jogos para PlayStation 3 e Xbox 360 vão precisar licenciar a tecnologia.

Vídeo oficial da Microsoft durante a E3 2010 de "Gears of War 3"
Mais
Beta multiplayer de "Gears of War 3" chega em 2011 com servidores dedicados
"Gears of War 3" não foi adiado por questões técnicas; diz Epic