Topo

"Crysis 3" pode não chegar aos computadores por causa da pirataria, diz produtora

do Gamehall

15/02/2011 20h08

A pirataria nos computadores pode fazer com a série "Crysis" deixe de de ser lançada para a plataforma. Foi o que revelou a Crytek em entrvista para o site Eurogamer em relação ao caso do vazamento da versão inacabada de "Crysis 2".

A produtora revelou que graças ao "vazamento" da versão de "Crysis 2", não seria surpresa ver o terceiro episódio da série sendo lançado apenas nos consoles. "É complicado entender as razões por trás da pirataria ou a justificativa daqueles que fazem isso [baixam jogos ilegalmente], disse Paul Gibson, executivo da Crytek.

"Eles podem conseguir um jogo de graça, ou antecipadamente, mas estão prejudicando os desenvolvedores e todos aqueles que compraram cópias originais. A indústria só faz dinheiro com a venda de jogos e perder essa renda para a pirataria pode significar o fim dos jogos. Nós já podemos ver isso no mercado de jogos para PC e eu não me surpreenderia se 'Crysis 3' fosse lançado apenas nos consoles", desabafou o executivo.

Para tentar conter tais abusos por parte dos jogadores, algumas empresas passaram a adotar um sistema de verificação de legitimidade para seus games. A Ubisoft, por exemplo, exigiu que os donos da versão para PC de "Assassin's Creed II" permanecessem conectados mesmo durante as partidas na campanha solo, mas voltou atrás e removeu tal obrigatoriedade há algum tempo.

Enquanto algumas produtoras tentam, de alguma forma, oferecer experiências similares a donos de consoles e computadores, outras abrem mão de disponibilizar alguns jogos para PC. A Capcom, por exemplo, disse que a pirataria foi a responsável por dizimar os planos de uma versão de "Super Street Fighter IV" para a plataforma, tudo porque "Street Fighter IV" foi considerado "o número um em pirataria" na época de seu lançamento.

Tecnologia em favor do bem

"Crysis 2" será ambientado na cidade de Nova York. No primeiro game o jogador tinha o controle de um membro do exército americano que combatia norte-coreanos numa parte do game e alienígenas na outra. Entretanto a identidade do protagonista do segundo episódio da série ainda não foi revelada.

Uma das novidades do game é a versão 2.0 da Nanosuit, armadura de combate utilizada pelos protagonistas da franquia e que garante aumento de habilidades. Em "Crysis 2", além do tático, os outros quatro modos retornam com ajustes importantes. Um bom exemplo dessas alterações está na combinação das funções Speed e Power, que aumentam a velocidade e força do herói.

"Crysis 2" tem lançamento previsto para o dia 22 de março, em versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

Você é a última esperança do planeta em "Crysis 2"
Mais
Pirataria impede o lançamento de "Super Street Fighter IV" para PC, diz Capcom
Versão inacabada de "Crysis 2" vaza na internet; produtora pede apoio dos fãs