Topo

Primeiras Impressões: "Gears of War 3" não surpreende, mas continua muito bom

RODRIGO GUERRA

Colaboração para o UOL

28/04/2011 09h13

"Gears of War 3" é uma das grandes estrelas da biblioteca de jogos do Xbox 360 para o final de 2011 já pode ser aproveitado, pelo menos uma porção bastante importante: o modo multiplayer.

A carnificina dos humanos contra os Locusts, os habitantes do planeta Sera, já está rolando solta desde o último dia 18 de abril e UOL Jogos teve o prazer de testar e trazer as informações do que está rolando na jogatina online .

Trabalho em equipe

Team deathmatch, king of the hill e capture the leader. Estes três modos de jogo somados com quatro mapas, vão fazer com que a os jogadores se divirtam até o dia 15 de maio, época que está previsto o fim dos testes de "Gears of War 3".

No team deathmatch, não existe segredo: os dois times têm 15 "vidas" e vence quem acabar com as reservas do adversário primeiro. Este é um dos modos de jogo mais intensos, pois faz com que os aliados do time se ajudem e cerquem os inimigos para tomar a liderança.

O king of the hill é quase um déja vú do modo Annex do segundo "Gears", no qual os times têm que controlar certas áreas do mapa e impedir que o os adversários cheguem à área. Claro que nessas "zonas de impacto" é onde se concentra a carnificina e deixa o jogo mais animado.
 

O QUE MAIS ESPERAR?
DIVULGAÇÃO

Não é só de matança online que os fãs de "Gears of War" vão viver: a terceira incursão da série tem a  missão de por um ponto final na história que começou em 2006. Esse último capítulo vai dar aos fãs tudo o que eles querem: uma história mais profunda, visuais mais impactantes, um modo cooperativo mais profundo e jogabilidade mais polida. O game vai levar os jogadores também para locais nunca visto, como os mares do planeta Sera e outras localidades.

O capture de leader é um dos modos de jogo mais divertidos, pois segue as regras do clássico capturar a bandeira, com a diferença que a "bandeira" é um membro do outro time - que está armado e protegido por seus aliados.

Assim como os outros games da série, o trabalho em equipe é essencial para chegar à vitória. É necessário conhecer os mapas para descobrir formas de ataque e de defesa para continuar segundo em frente. Dessa forma, os lobos solitários vão se sentir acuados quando encontrarem pelo caminho um grupo fechado de adversários sedentos por sangue.

Os mapas refletem essa visão do jogo, como é o caso do Trashball, que tem uma arena central com pontos de defesa bem posicionados. Dessa forma "Gears of War 3" vai favorecer o combate mais tático e próximo que nos games anteriores, mas ainda muito mais brutal e violento do que antes.

Outro mapa interessante é o empoeirado Trenches, localizado em uma área desértica sob domínio dos Locusts. O cenário segue a tendência atual dos jogos multiplayer adicionando elementos vivos à partida. Em certos momentos a área é tomada por uma tempestade de areia, atrapalhando a visão por alguns momentos - e provocando  mais confrontos corpo a corpo.

Arsenal de guerra

Quem é fã de Gears vai notar um belo upgrade nas armas, que além de contar com os clássicos Boomshot,Gnasher e a Lancer, tem à disposição o Digger Launcher, uma arma que dispara uma mina explode sob os pés do alvo e a Sawed-off Shotgun, que é uma escopeta que tem um recarregamento lento, porém é poderosa o suficiente para acabar com dois inimigos ao mesmo tempo. Porém é a Retro Lancer que chama mais atenção, pois no lugar de uma serra elétrica, ela tem uma baioneta clássica que perfura os inimigos.

Nessa versão de testes os jogadores vão adquirindo melhorias e execuções para armas. Além disso, conforme o jogador vai adquirindo novos rankings, mais personagens são liberados para serem usados nas partidas.

Entretanto para encontrar partidas está bastante difícil, em todos os testes de UOL Jogos as sessões do Matchmaking levaram diversos minutos para encontrar jogadores e disputar partidas rápidas. Contudo isso é até previsível, tendo em vista que o jogo prefere encontrar parceiros com boa conexão. Durante a partida não existem atrasos, o que prova que a Epic está trabalhando em um ambiente que já conhece e domina.

De modo geral é impossível não ficar animado com um novo "Gears of War" e a terceira incursão do game tá tem novidades suficientes para garantir um bom período de jogatina no final do ano. Difícil vai ser segurar a ansiedade até o lançamento.
 

Veja os modos de jogo do Multiplayer de "Gears of War 3"