Topo

Games na Rede: garota viaja sem autorização para conhecer namorado de "World of Warcraft" e mais

DOUGLAS VIEIRA

Colaboração para o UOL

05/05/2011 10h32



Se no passado o mundo virtual era conhecido como um universo paralelo para nerds, hoje em dia não é  errado dizer que ele se tornou o ambiente principal da diversão de muitas pessoas - e isso pode incluir seus colegas da escola, o vizinho "mala" e muitos outros anônimos.

Nesse vasto ambiente encontram-se os games online para múltiplos jogadores, também conhecidos como "MMOs", e é exatamente a eles que esta coluna dedicará atenção especial.

Aqui você encontrará curiosidades, dicas de games para testar e notícias que certamente modificarão o universo onde você "vive" por algumas horas do dia.

Viajando por amor

Não é difícil encontrar casais que se conhecem em games online e oficializam a relação "no mundo real". Até aí tudo normal, mas a situação mudou quando isso aconteceu entre uma garota de 12 anos e um rapaz seis anos mais velho chamado Alex Trowell.

Segundo o site krqe.com, do canal afiliado à rede de televisão americana CBS, o encontro dos dois, que começou em "World of Warcraft", terminou após a garota ter viajado sozinha - e sem o consentimento dos pais - para encontrá-lo. A equipe que apurou o caso informou que Trowell pagou a viagem da garota para que pudessem completar a "quest do namoro".

A recompensa do rapaz pela tentativa - qualificada como indução de menor - foi passar um período na prisão. A garota está em uma casa segura, mas ambos ainda têm planos de se casar quando ela completar a maioridade. Coisas do amor.

Pegada retrô
É verdade que jogos cheios de efeitos visuais e que exigem mais botões do que uma mão pode apertar são divertidos, mas é difícil se render ao charme de alguns títulos mais simples. Um destes é "Realm of the Mad God".

Sem deixar de lado elementos básicos vistos em qualquer título do gênero, como sistema de evolução e busca por melhores equipamentos para o personagem, "Realm of the Mad God" chama a atenção pela sua dificuldade: cada personagem tem apenas uma vida, e morrer aqui significa perder todo o progresso.

Caso esteja disposto a encarar o desafio, acesse o site oficial do jogo, faça o cadastro e aproveite para conferir o que este game, que é gratuito e roda no navegador, tem a oferecer.



Fuzilando mortos-vivos
Se zumbis são populares em jogos para consoles, nada mais justo do que eles também darem o ar da graça em títulos online como "Metal Assault", no qual os seres sedentos por cérebro devem ir para o além na base do chumbo grosso.

Em fase de teste aberto e disponível aqui, o game dá ao jogador a oportunidade de entrar em campos de batalha em 2D na pele de quatro soldados diferentes, cada um com forças e habilidades próprias. Elementos como personalização do personagem também marcam presença, e há até uma modalidade jogador contra jogador (o famoso PvP) para ver quem é o mais rápido no gatilho.



Pega um, pega geral
Lembra de "APB", aquele game de tiro no qual é possível controlar um policial ou um bandido? Ele entrará em fase de teste aberto em 18 de maio, e para participar do período é preciso ter mais de 18 anos, criar uma conta no site da GamersFirst, baixar o arquivo de instalação do jogo e aguardar a abertura dos servidores para todos.



Novo universo de herois

A Marvel também tem planos de conquistar parte do público que gosta de investir seu tempo livre em games online. Em um evento realizado no dia 28 de abril, a editora anunciou que está trabalhando em um título do gênero estrelado por seus personagens.

Sem data de lançamento definida e confirmado apenas para PC, o título em questão será gratuito e dará aos jogadores a oportunidade de controlar personagens clássicos da Marvel, como Capitão América, Homem-Aranha, Thor e Homem de Ferro. Apesar de ainda não haver confirmação, Wolverine também foi mencionado durante o evento, e o vilão já foi definido: Doutor Destino. Consegue imaginar o que vem por aí?



A coluna Games na Rede fala sobre games online com curiosidades, dicas, novidades e outros assuntos relacionados a esse universo que já não é mais tão estranho para muitos.