Topo

Governo dos EUA reconhece games como 'forma de arte'

do Gamehall

14/05/2011 14h25

Enquanto o mundo se questiona sobre o potencial dos games como forma de arte, os Estados Unidos iniciam uma caminhada para que essa forma de entretenimento eletrônico seja vista com olhos mais amigáveis. A organização governamental National Endowment for the Arts (NEA) agora considera que os videogames são merecedores de fundo artístico, os reconhecendo legalmente como uma forma que expressa arte.

Criada para incentivar programas artísticos que possam beneficiar culturalmente a população, a NEA incluiu os videogames na categoria "Artes na mídia", modalidade que antes era conhecida como "Artes no Rádio e TV". Além dos videogames, a categoria vem recebendo novos bens de cultura ano a ano, como mídias de internet e satélite.

Dessa forma, os artistas que criarem qualquer tipo de videogame para exposição ao público ao invés de vendê-los receberão um subsídio de US$ 200 mil do governo americano. No caso dos games, as produtoras independentes que optarem por não venderem seus produtos podem receber o mesmo valor.

Assim, os desenvolvedores interessados em receber a bolsa auxílio do governo americano para criação de seu próximo jogo vão competir com produtores de TV, estrelas do rádio e empresas de internet. Como o NEA oferece subsídio somente para projetos de arte, esses produtores de games devem ter em mente que seus produtos não devem ser vendidos, mas distribuídos gratuitamente em exposições.

Apesar de nada mudar para as grandes produtoras de videogames, já que seus lucros ultrapassam - e muito - o subsídio oferecido pelo governo para distribuir seus títulos de forma gratuita, essa iniciativa da NEA certamente representa um enorme passo rumo a um respeito maior da mídia "não especializada" pelos videogames, os reconhecendo como uma forma cultural, assim como o cinema e a música.