Topo

Especialista em segurança diz que PlayStation Network continua vulnerável

do Gamehall

17/05/2011 10h20

A PlayStation Network ficou fora do ar por aproximadamente três semanas, e uma das ações da Sony neste período foi melhorar a defesa da rede. Entretanto, John Bumgarner, pesquisador e chefe de tecnologia da Cyber Consequences Unit, grupo mantido pelo governo americano e instituições privadas, revelou que o serviço continua vulnerável. A notícia é da agência Reuters.

Após estudar remotamente o sistema, Bumgarner descobriu que bastaria um navegador, o mecanismo de buscas do Google e conhecimentos básicos de sistemas de segurança na internet para levar mais dores de cabeça aos funcionários da Sony - coisa que um ciberpirata poderia descobrir e explorar facilmente.

"A Sony ainda tem várias questões de segurança externa que precisam ser resolvidas", comentou Bumgarne. Segundo a Reuters, o especialista acessou apenas partes da rede visíveis pela internet, e não vasculhou páginas protegidas por senhas ou explorou vulnerabilidades.

Primeira fase da reestruturação

No último sábado (14) começou a fase de restauração por regiões dos serviços da PSN. Os serviços que entraram em operação nessa primeira fase foram:

. Acesso aos serviços PlayStation Network e Qriocity, inclusive a alteração de senhas pelos usuários;
. Partidas online em jogos de PS3 e PSP;
. A lista de amigos dos usuários já pode ser visualizada, bem como as funções de bate-papo, mensagens e comparação de Troféus;
. PlayStation Home;
. Conteúdo de vídeo por aluguel, nas regiões em que os serviços PSN Video Delivery e PSP Media Go estão disponíveis;
. Music Unlimited via Qriocity, para usuários que já são assinantes, serviço não disponível no Brasil;
. Acesso aos serviços Hulu, Netflix, Vudu e MLB.tv, não disponíveis no Brasil.

Três semanas fora do ar

A PlayStation Network estava com seus serviços offline em todo o mundo desde o dia 20 de abril, impossibilitando os jogadores de utilizarem os modos online de seus games e bloqueando o acesso a títulos que usam autenticação online, casos de "Bionic Commando Rearmed 2" e "Final Fight: Double Impact". Outros problemas incluem também a falha na sincronização de troféus e acesso à loja PlayStation Store.

                        Presidente da Sony anuncia o retorno da PSN