Topo

'Truque' para mudar senha expõe nova falha de segurança na PSN

do Gamehall

18/05/2011 13h07

A Sony está passando por mais um problema com os dados de usuários, pois seu novo sistema de segurança não é tão eficaz quanto se imaginava. A falha está justamente na mudança de senha dos jogadores, no qual basta ter o endereço de e-mail de log-in e a data de nascimento cadastrados na PSN para efetuar a troca.

A mudança de senha foi um dos recursos que a Sony implementou para aumentar a segurança da PSN. Entretanto, nem todos os usuários receberam o e-mail para trocar os dados, e logo foi descoberto um 'truque' para trocar a senha. Essa brecha foi utilizada por usuários brasileiros que estavam com dificuldades para acessar as contas nacionais da PSN, como noticiado na última terça (17) por UOL Jogos.

Atualmente, todos os sites que utilizam o log-in e senha da PlayStation Network estão desatividadas, com o aviso de estar sob manutenção. No fórum oficial do PlayStation na Europa a Sony divulgou a mensagem: "Por favor, percebam que o sistema de acesso à PSN está inacessível para os seguintes serviços: Playstation.com, fóruns PlayStation, PlayStation Blog, Qriocity.com, Music Unimited acessado por navegadores da internet. Infelizmente, isso significa que todos os que estão tentando alterar suas senhas não poderão fazer isso no momento".

Em atualização no site oficial da Sony nos EUA Patrick Seybold, diretor de comunicações corporativas e mídias sociais, declarou que "Nós retiramos do ar a página que renova as senhas da PSN e do Qriocity temporariamente. Ao contrário do que foi reportado em alguns lugares, isso não é um hack, mas sim uma falha de URL (endereço de sites da internet) que já foi corrigido".

Seybold disse que os usuários que ainda não fizeram a troca de senhas devem aguardar o serviço voltar online ou fazer o processo diretamente do PS3.

Primeira fase da reestruturação

No último sábado (14) começou a fase de restauração por regiões dos serviços da PSN. Os serviços que entraram em operação nessa primeira fase foram:

. Acesso aos serviços PlayStation Network e Qriocity, inclusive a alteração de senhas pelos usuários;
. Partidas online em jogos de PS3 e PSP;
. A lista de amigos dos usuários já pode ser visualizada, bem como as funções de bate-papo, mensagens e comparação de Troféus;
. PlayStation Home;
. Conteúdo de vídeo por aluguel, nas regiões em que os serviços PSN Video Delivery e PSP Media Go estão disponíveis;
. Music Unlimited via Qriocity, para usuários que já são assinantes, serviço não disponível no Brasil;
. Acesso aos serviços Hulu, Netflix, Vudu e MLB.tv, não disponíveis no Brasil.

Três semanas fora do ar

A PlayStation Network estava com seus serviços offline em todo o mundo desde o dia 20 de abril, impossibilitando os jogadores de utilizarem os modos online de seus games e bloqueando o acesso a títulos que usam autenticação online, casos de "Bionic Commando Rearmed 2" e "Final Fight: Double Impact". Outros problemas incluem também a falha na sincronização de troféus e acesso à loja PlayStation Store.

Presidente da Sony anuncia o retorno da PSN