Topo

Mesmo com bons resultados, realização de outro Dia do Jogo Justo é incerta

da Redação

23/05/2011 12h52

Entre os dias 21 e 23 de maio, os jogadores brasileiros encontraram vários games pelo convidativo preço de R$ 99 em lojas espalhadas por 13 estados do Brasil, em ação promocional do movimento Jogo Justo. Apesar dos bons resultados comerciais, Moacyr Alves Junior, organizador do movimento, não sabe se outra edição do "Dia do Jogo Justo" será realizada.

"Não pensamos ainda em um novo 'Dia do Jogo Justo', me preocupou muito essa questão de todos acharem que o projeto está apenas visando o lado comercial", disse Moacyr ao UOL Jogos. "O projeto Jogo Justo visa a redução da carga tributária e ele vai ter o foco 100% nisso novamente", explicou. Ele viaja nessa terça-feira (24) para Brasilia para apresentar o projeto ao senador Paulo Paim (PT-RS).

Outras iniciativas

A ação, realizada pela Acigames (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) em prol do movimento Jogo Justo, que visa sensibilizar o governo sobre a carga tributária que incide sobre o preço dos games no país, teve a participação de dezenas de lojistas, tanto em lojas físicas quanto on-line. Foram oferecidas 78 mil unidades de jogos, entre eles "Call of Duty: Black Ops"  (PS3 e X360), "Marvel vs. Capcom 3" (PS3) e "Donkey Kong Country Returns" (wii). Em algunas lojas, as cópias se esgotaram já no sábado (21). Até mesmo lojas não participantes do Jogo Justo, como o Submarino, aproveitaram a ocasião para vender games com preços mais baratos.

Além da ação comercial, o 2º Dia do Jogo Justo foi marcado por palestras dos membros da Acigames e representantes da Classificação Indicativa, realizadas no sábado (21) na sede da Fecomércio, em São Paulo. A associação, que engloba varejistas, distribuidores e acadêmicos ligados aos jogos eletrônicos, aproveitou a ocasião para divulgar iniciativas para a capacitação dos profissionais brasileiros para o devenvolvimento de games, como palestras mensais gratuitas para estudantes e o projeto Pro Designers, que vai custear os estudos de 8 a 15 jovens que pretendem desenvolver jogos no Brasil.

E você, aproveitou o Dia do Jogo Justo para comprar o game que queria? Conte sua história e dê sua opinião em nosso espaço de comentários.