Topo

Programador desenvolve versão de "Doom" para rodar em navegadores da internet

do Gamehall

02/06/2011 19h20

O desenvolvedor Alon Zakai, um dos integrantes da Mozilla (Firefox e Thunderbird), divulgou na seção de demonstrações técnicas dessa fundação uma versão de "Doom" que roda diretamente em navegadores de internet.

O jogo, que roda utilizando somente Javascript e HTML 5, roda perfeitamente nos navegadores Firefox e Safari. Entretanto, o Internet Explorer não consegue exibi-lo, enquanto o Google Chrome apresenta uma grande lentidão ao tentar executá-lo.

Os comandos do "Doom" para navegadores são exatamente os mesmos do jogo original lançado para os PCs em 1993 e utiliza as teclas de seta para os movimentos do jogador, além dos botões control, space e alt, que são acionados para atirar, abrir portas e agachar.

O visual é exatamente o mesmo, com a sutil diferença de rodar em uma pequena janela. Caso o jogador queira melhorar a visualização, basta apertar as teclas control e + ou - para aumentar ou diminuir o tamanho da tela. Já o som apresenta algumas falhas, como atraso de efeitos em diversas situações.

No site onde está disponibilizado o jogo, é possível ainda conferir alguns dados técnicos sobre o desenvolvimento. Para jogar, clique aqui.

"Doom" é um jogo de tiro em primeira pessoa e pode ser considerado uma evolução de "Wolfenstein 3D". Diferente do estilo como é conhecido hoje, não é possível mexer a visão para cima ou para baixo, ou mesmo pular. O jogo foi lançado em 1993 pela id Software para computadores, mas logo chegou aos consoles, com conversões para Super Nintendo, Sega 32X, PlayStation, Sega Saturn e Game Boy Advance, entre outros.