Topo

E3: Wii U, novo console da Nintendo, quer agradar a casuais e entusiastas

AKIRA SUZUKI

Da Redação

07/06/2011 17h54


Terminadas as três principais conferências que antecedem a E3, viu-se uma situação inusitada: uma troca de papéis entre Nintendo e Microsoft. Se a companhia de Bill Gates teve como endereço o público casual, especialidade da Nintendo, esta tentou recuperar o terreno perdido entre o público entusiasta (chamado de "hardcore" no jargão da indústria).

Isso foi possível graças ao Wii U, o próximo console da "Big N", previsto para estrear em 2012. Com uma tecnologia mais avançada, a companhia conseguiu convencer várias produtoras a levar seus games "hardcore" para um sistema da Nintendo. Games como "Batman Arkham City", "Ninja Gaiden 3" e "Assassin's Creed Revelation", franquias que passaram longe do Wii, estão no sucessor. Enfim, uma grande vitória.
 


Controle-tablet

Mas a casa de "Mario Bros." e "Zelda" não se esqueceu do público casual: é principalmente para esses jogadores que a companhia embutiu uma tela sensível ao toque no controle. Assim, o acessório ficou parecendo um tablet, e assim permitirá, em tese, ter vários minijogos que fazem a festa em dispositivos como o iPad, da Apple. Assim, como o PS Vita, os games podem ter várias opções de controle: seja através de botões, da tela de toque e dos vários sensores.

A Nintendo afirmou que a tela do controle pode ser usado tanto como uma tela auxiliar - num game de "Zelda", o monitor embutido mostra o menu de itens - ou até mesmo substitui a TV. Ou seja, não será tão dramático se sua mãe quiser ver a novela bem na hora que se chega no último chefe.

Não foi mostrado nenhum jogo rodando em tempo real, então, é cedo para comparar com o PlayStation 3 e Xbox 360, mas, ao menos, a Nintendo ingressou no mundo da alta definição. E o jogador não vai perder os jogos para Wii, pois o novo console é compatível com games e acessórios do atual console.
 


Grandes franquias

O Wii U promete uma integração mais estreita com o Nintendo 3DS. A companhia anunciou pelo menos um título, da série "Smash Bros.", que será lançado para ambas as plataformas, e com algum tipo de compartilhamento de dados. Nenhum detalhe foi anunciado ainda, mas pode ser desde uma troca de personagens até um compartilhamento de "save", permitindo continuar no 3DS uma partida encerrada o Wii U, ou vice-versa, um tipo de integração que a Sony promete com o PlayStation 3 e o PS Vita.

 Falando de portáteis, a Nintendo está conseguindo melhorar a oferta de jogos para o 3DS: títulos de peso, como "Super Mario", "Mario Kart", "Starfox 64 3D" e "Kid Icarus: Uprising" chegam ainda este ano. E o Wii? Ele ficou meio esquecido na conferência, mas "The Legend of Zelda: Skyward Sword" também chega antes do Papai Noel, a tempo de comemorar os 25 anos da série. Uma orquestra tocou ao vivo as memoráveis trilhas da franquia. Que a nova aventura de Link honre o legado de Hylure!

VEJA OS PRINCIPAIS ANÚNCIOS DA NINTENDO

Controle do Wii U
Inovador, é o primeiro console a ter uma tela sensível ao toque. Imagina-se que incorpore mecânicas de jogo vistos em títulos para tablets, como o iPad, ao mesmo tempo que mantém o estilo tradicional de jogar, com direcionais e botões
Capacidade do Wii U
Sabe-se apenas que tem alta definição, mas, como nenhum jogo foi visto rodando de fato no aparelho, ainda é cedo para comparar com o PlayStation 3 e Xbox 360. As demonstrações técnicas divertiram, mas o preço ainda não é conhecido. Mas já foi suficiente para ter games de peso que foram anunciados para os sistemas da concorrência, como "Batman: Arkham City" e "Assassin's Creed Revelations"
Linha de jogos do Nintendo 3DS
"Super Mario", "Mario Kart", "Starfox 64 3D" e "Kid Icarus: Uprising" chegam ainda este ano e compensam a falta de jogos de peso para o portátil. "Luigi's Mansion 2" também promete
"Smash Bros." para 3DS e Wii U
Foi apenas um anúncio, mas vindo do criador de "Super Smash Bros. Brawl", um dos melhores games para Wii, a expectativa é muito alta
Festival de "Zelda"
A comemoração dos 25 anos de "The Legend of Zelda" tem revival de games antigos, CD com trilha sonora e "Skyward Sword", um dos jogos mais aguardados do Wii, que chega ainda este ano. Mas ainda é cedo para saber se vai honrar uma das mais queridas séries da Nintendo