Topo

E3 2011: "Fable: The Journey" transforma série de RPG em jogo sobre trilhos

FELIPE CARETTONI

Colaboração para o UOL, de Los Angeles

08/06/2011 11h36

Para poder utilizar ao máximo as características atuais do Kinect, “Fable: The Journey” modificou completamente a jogabilidade característica da franquia. Em vez de controlar um herói e explorar os mais diferentes cenários com o joystick, o novo game apresentará um personagem qualquer e usará movimentos trilhados e pré-definidos, possibilitando criar poderes com as mãos livres.

O deslocamento de uma região a outra será realizado por uma charrete controlada pelas mãos do jogador, o qual irá segurar rédeas virtuais. É possível mudar rapidamente a velocidade e direção dos cavalos durante os percursos. E com um simples movimento de cabeça, a tela fará o mesmo, ampliando o campo de visão.

Já em momentos de batalha, o personagem pula automaticamente da carruagem e se move para combater os inimigos. É nesse momento que “Fable: The Journey” se torna interessante: o jogador possui controle total sobre seus poderes e como lançar eles. De acordo com Peter Molyneux, criador da série, será possível controlar mais de 16 poderes diferentes e um total de combinações superior a uma centena.

Molyneux também afirmou que esse título será o mais passional de todos. A cada instante o jogador poderá fazer escolhas diversas, como tocar em um pássaro, pegá-lo, matá-lo e até mesmo jogá-lo no chão. Dependendo das atitudes tomadas, o game e todos os personagens irão tratá-lo de mandeiras diferentes, para melhor ou pior. Essa liberdade de escolhas é o foco principal da série e deve permanecer assim em “Fable: The Journey”.