E3 2011: Com exagero e armas pouco usuais, "Saints Row: The Third" empolga pelo bom humor
Apostando alto no marketing de "Saints Row: The Third" para Xbox 360 e PlayStation 3, a THQ cobriu o Los Angeles Convention Center com pôsteres gigantescos do jogo – e colocou até mulheres de biquíni para lavar carros próximos ao imponente local onde acontece a E3. Como se isso fosse pouco, a demonstração do jogo para a imprensa aconteceu dentro de uma sala que desde a parte externa simulava um avião. No interior, os jornalistas que se sentavam nas confortáveis poltronas ouviam os ruídos do veículo aéreo e até sentiam trepidações que simulavam as sempre inconvenientes turbulências.
O hype não poderia ser maior, mas não deixava de ser estranho, pois a própria série sempre se colocou como um "mundo livre sem compromisso" e nunca se deixou levar muito a sério. A expectativa que se tinha é de que a THQ tentaria mudar o foco da franquia para transformá-la em algo mais próximo de seu grande rival, "Grand Theft Auto".
A demonstração começou mostrando um mundo aberto muito bem produzido e polido, com dezenas de elementos que poderiam ser facilmente vistos mesmo nos lugares mais distantes. Já os personagens seguiam o mesmo estilo simples de desenhos dos jogos anteriores, quebrando levemente o ar de realismo. Tudo levava a crer que um jogo sério seria mostrado, mas por sorte, não demorou muito para os jornalistas perceberem que tudo não passava apenas de um alto investimento em publicidade.
Apresentação de "Saints Row: The Third" aconteceu em sala que simulava um avião
Para o alívio dos fãs, "Saints Row The Third" continua com as mesmas características que sempre o livraram de ser taxado como uma cópia genérica de "GTA": o seu jeito palhaço, desleixado, infame, bizarro e bem-humorado.
Logo no início, o produtor do jogo, Greg Donnovan, apresentou sem qualquer tipo de constrangimento o alto nível de violência e bizarrices do game. Passeando pela cidade, o personagem socava pedestres, que caíam no chão derramando baldes de sangue. Em seguida, as primeiras "armas" foram mostradas, como uma luva de boxe gigante que explodia cabeças. Porém, a que mais chamou a atenção e arrancou gargalhadas foi uma espada emborrachada que mais parecia um chicote decorado com testículos.
Se essas armas não são suficientes para destruir a cidade, no comando dos veículos a coisa fica ainda mais agressiva. O jogador pode assumir o volante de um tanque de guerra, que destrói boa parte dos cenários, ou até um avião supersônico chamado STAG, que serve para dar um passeio pelos céus da cidade e causar pequenos inconvenientes ao trânsito com suas bombas.
Após testar veículos mais sérios, Donnovan mostrou duas bizarrices dignas de "Saints Row": a primeira tinha uma cabeça de Elvis Presley na dianteira e um lança chamas, enquanto na segunda um meigo veículo com cara de gato escondia um gigantesco lançador de mísseis.
Algumas conquistas e pontuações específicas também foram mostradas, e, seguindo a escrita do restante do game, são bem divertidas. Uma delas, o "Uh, minhas bolas!", contempla o jogador que soca os testículos de um número determinado de pessoas. Já outros desafios eram mais tradicionais, como recordes de colisões e derrapagens com os carros.
Já nos últimos instantes da demo os presentes entenderam, enfim, a explicação para o avião. Dentro de um jato, o herói é emboscado e salta de paraquedas. Durante a queda, dezenas de inimigos o atacam com tiros de metralhadoras em uma cena de ação aérea exagerada e empolgante, finalizando a apresentação com mais uma pitada de fantasia da franquia.
Como todo jogo inacabado, ainda é cedo para falar se a versão final de "Saint's Row: The Third" será realmente boa. Aliás, é até difícil ter certeza de que um jogo que apresenta uma espada que parece um chicote decorado com testículos queira ser levado a sério ou ser bem recebido pela mídia. A aposta mais sensata nesse caso é a de que valerá, no mínimo, boas risadas.
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