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E3 2011: Com exagero e armas pouco usuais, "Saints Row: The Third" empolga pelo bom humor

ANDRÉ FORTE

Colaboração para o UOL, de Los Angeles

10/06/2011 14h26

Apostando alto no marketing de "Saints Row: The Third" para Xbox 360 e PlayStation 3, a THQ cobriu o Los Angeles Convention Center com pôsteres gigantescos do jogo – e colocou até mulheres de biquíni para lavar carros próximos ao imponente local onde acontece a E3. Como se isso fosse pouco, a demonstração do jogo para a imprensa aconteceu dentro de uma sala que desde a parte externa simulava um avião. No interior, os jornalistas que se sentavam nas confortáveis poltronas ouviam os ruídos do veículo aéreo e até sentiam trepidações que simulavam as sempre inconvenientes turbulências.

O hype não poderia ser maior, mas não deixava de ser estranho, pois a própria série sempre se colocou como um "mundo livre sem compromisso" e nunca se deixou levar muito a sério. A expectativa que se tinha é de que a THQ tentaria mudar o foco da franquia para transformá-la em algo mais próximo de seu grande rival, "Grand Theft Auto".

A demonstração começou mostrando um mundo aberto muito bem produzido e polido, com dezenas de elementos que poderiam ser facilmente vistos mesmo nos lugares mais distantes. Já os personagens seguiam o mesmo estilo simples de desenhos dos jogos anteriores, quebrando levemente o ar de realismo. Tudo levava a crer que um jogo sério seria mostrado, mas por sorte, não demorou muito para os jornalistas perceberem que tudo não passava apenas de um alto investimento em publicidade.

  • André Forte

    Apresentação de "Saints Row: The Third" aconteceu em sala que simulava um avião

Para o alívio dos fãs, "Saints Row The Third" continua com as mesmas características que sempre o livraram de ser taxado como uma cópia genérica de "GTA": o seu jeito palhaço, desleixado, infame, bizarro e bem-humorado.

Logo no início, o produtor do jogo, Greg Donnovan, apresentou sem qualquer tipo de constrangimento o alto nível de violência e bizarrices do game. Passeando pela cidade, o personagem socava pedestres, que caíam no chão derramando baldes de sangue. Em seguida, as primeiras "armas" foram mostradas, como uma luva de boxe gigante que explodia cabeças. Porém, a que mais chamou a atenção e arrancou gargalhadas foi uma espada emborrachada que mais parecia um chicote decorado com testículos.

Se essas armas não são suficientes para destruir a cidade, no comando dos veículos a coisa fica ainda mais agressiva. O jogador pode assumir o volante de um tanque de guerra, que destrói boa parte dos cenários, ou até um avião supersônico chamado STAG, que serve para dar um passeio pelos céus da cidade e causar pequenos inconvenientes ao trânsito com suas bombas.

Após testar veículos mais sérios, Donnovan mostrou duas bizarrices dignas de "Saints Row": a primeira tinha uma cabeça de Elvis Presley na dianteira e um lança chamas, enquanto na segunda um meigo veículo com cara de gato escondia um gigantesco lançador de mísseis.

Algumas conquistas e pontuações específicas também foram mostradas, e, seguindo a escrita do restante do game, são bem divertidas. Uma delas, o "Uh, minhas bolas!", contempla o jogador que soca os testículos de um número determinado de pessoas. Já outros desafios eram mais tradicionais, como recordes de colisões e derrapagens com os carros.

Já nos últimos instantes da demo os presentes entenderam, enfim, a explicação para o avião. Dentro de um jato, o herói é emboscado e salta de paraquedas. Durante a queda, dezenas de inimigos o atacam com tiros de metralhadoras em uma cena de ação aérea exagerada e empolgante, finalizando a apresentação com mais uma pitada de fantasia da franquia.

Como todo jogo inacabado, ainda é cedo para falar se a versão final de "Saint's Row: The Third" será realmente boa. Aliás, é até difícil ter certeza de que um jogo que apresenta uma espada que parece um chicote decorado com testículos queira ser levado a sério ou ser bem recebido pela mídia. A aposta mais sensata nesse caso é a de que valerá, no mínimo, boas risadas.