Topo

Para especialista, chip gráfico do Wii U tem tecnologia de placas Radeon HD 4000

Da Redação

13/06/2011 15h44


De acordo com a coluna de Zenji Nishikawa, jornalista especializado em tecnologia, no site japonês Game Watch, a tecnologia do chip de vídeo (GPU) do Wii U é a mesma da linha Radeon HD 4000, que, no PC, estreou em junho de 2008. E, citando um funcionário da fabricante AMD, trata-se do processador de gráfico mais poderoso entre todos os videogames.

Isso quer dizer que, em termos de DirectX, equivale à versão 10.1 e, por consequência, ao Shader Model 4.1. Naturalmente, é algo mais novo que o Xbox 360 e PlayStation 3, que foram lançados no final de 2005 e 2006, respectivamente, que são da geração DirectX9 e Shader Model 3.0. As placas mais novas para PC já são Direct X11 e Shader Model 5.0.

Assim, o processador gráfico do Wii U traz um terceiro shader programável - além do shader de vértice e de pixel -, o Geometry Shader, que permite criar novas primitivas gráficas a partir de elementos gráficos já existentes. Em efeitos práticos, pode ser usado para criar pelos num modelo 3D. Também pode ser usado para retirar elementos dos "bonecos".

A GPU do Wii U também conta com tesselation no próprio hardware. Essa tecnologia permite fragmentar um polígono maior automaticamente. Assim, consegue-se minimizar as pontas em superfícies esféricas, por exemplo, principalmente quando estão próximos ao observador.


Melhor que PlayStation 3 e Xbox 360?

O jornalista especula que, embora placas de uma mesma linha apresentem desempenhos multo diferentes dependendo do modelo (a linha HD 4000 vai do 4350, o mais básico, até o 4980), o chip do Wii U seja mais próxima da família 4800, já que diz ter informação de que o desempenho da GPU do videogame será superior a 1 teraFLOPS. Para efeito de comparação, o processador gráfico do PlayStation 3 faz 400 gigaFLOPS e o do Xbox 360, 240 gigaFLOPS.

Ainda segundo Zenji, companhias como Epic Games e Crytek já estão se mexendo para adaptar seus motores gráficos - respectivamente o Unreal Engine 3 e o CryEngine 2 - para o Wii U.

Nenhuma dessas informações foi confirmada pela Nintendo. A companhia não divulgou oficialmente as especificações do processador gráfico do Wii U. O videogame se destaca por trazer uma tela de 6,2 polegadas no controle e está previsto para sair em 2012.