Zynga processa Vostu por plágio de "CityVille", "PetVille" e mais jogos
A Zynga, produtora de diversos jogos sociais, como “CityVille”, “Mafia Wars” e “FarmVille”, entrou com um processo de plágio contra a Vostu, empresa multinacional que tem o Brasil como seu principal mercado. A empresa acusa a Vostu de copiar jogos, identidade visual, slogan e até o lado filantrópico da Zynga.
“Vamos ser honestos: uma coisa é ser inspirado pelos jogos da Zynga, e outra completamente diferente é copiar elementos dos nossos produtos, a estratégia, marca, missão, benefícios de empregados. Nós cumprimentamos a Vostu por entrar na arena dos jogos sociais, mas violar nosso trabalho criativo não é uma estratégia de negócios aceitável - é uma violação da lei”, declarou Reggie Davis, conselheiro geral da Zynga.
A Zynga levou a sério o problema e passou meses estudando a Vostu e seus jogos. Inclusive, anexou ao processo um vídeo que mostra todas as similaridades dos jogos, inclusive os erros de programação. O site americano Techcrunch teve acesso a esse material produzido pela Zynga, que pode ser visto logo abaixo.
"Em 'CityVille', por exemplo, os prédios comunitários não necessitam que estejam ligados a ruas - algo que é requisito de todos os outros prédios. O jogo foi lançado com esse bug [erro de programação] e nunca foi corrigido - e o mesmo ‘erro’ acontece com 'MegaCity' da Vostu", diz o processo.
Contactada pela reportagem de UOL Jogos, a Vostu se diz surpreendida pelo processo e afirmou que estuda internamente as ações a serem tomadas diante do caso. A empresa ainda prepara uma nota oficial que deve ser publicada em breve.
MegaCidade
O jogo social "MegaCity" foi lançado em meados de abril, e conta com elementos brasileiros para se diferenciar de "CityVille". Numa reportagem de UOL Jogos sobre a similaridade entre games sociais, em maio, Daniel Kafie, executivo-chefe da Vostu, que publica o game, disse que o título "foi feito no Brasil para o Brasil", acrescentando que a companhia tem estúdio em São Paulo (SP).
Sobre as coincidências entre os dois jogos, Kafie resume que "toda categoria de cidade é similar", e continua: "Em games, não existe cópia, mas evoluções. Há uma diferença bem grande [entre 'MegaCity' e 'CityVille']. Você poderia dizer que 'CityVille' é uma cópia deliberada de 'Social City' [da Playdom], que saiu oito meses antes".
"Na indústria dos jogos sociais existem categorias que todo mundo faz: jogos de fazenda, de restaurante... o formato e o design é muito similar", admite.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.