Topo

Impressões: "Uncharted 3" inova com batalhas online entre duplas, mas ainda tem erros de conexão

RODRIGO GUERRA

da Redação

30/06/2011 19h53

Caçar tesouros pode ser uma das principais atividades de Nathan Drake, o protagonista da série “Uncharted”, entretanto, esse não é o principal objetivo da porção multiplayer da franquia. Lá os jogadores podem usar suas habilidades de escalada para combater uns aos outros, seja usando um rifle de assalto ou os próprios punhos.

Entretanto, mesmo sendo um modo muito bom e competitivo, era possível notar alguns pontos que poderiam ser melhorados. Pensando nisso, a Naughty Dog, preparou testes abertos para a confusão de “Uncharted 3”, que equipe de UOL Jogos pôde experimentar.

TESOUROS NO FACEBOOK

  • O game oferece opção para conectar com o Facebook, permitindo que jogadores publiquem seus atos heroicos na rede social - entretanto, durante os testes a função estava desabilitada. É bom lembrar que em 2009, com “Uncharted 2”, muitos usuários faziam diversos posts no microblog (conhecido como ‘flood’) o que irritou quem não estava participando das disputas. A Naughty Dog disse que desta vez as atualizações no Facebook será mais comedida e menos intrusiva.

Igual mas diferente

Um olhar desatento pode concluir que o modo multiplayer de “Uncharted 3” é igual ao visto no jogo anterior, mas muita coisa mudou. Começando com a ferramenta de edição de personagens, em que o jogador pode criar um símbolo para representá-lo e escolher cores das roupas e acessórios. Só com esse pequeno detalhe os jogadores têm à disposição uma gama maior para diferenciar seu avatar.

No início não há muitas opções de personalização,  mas é possível ver diversos itens que podem ser liberados e colocados em seu herói (ou vilão).

Depois de escolher a aparência do seu personagem, é possível entrar nas disputas. O primeiro ponto observado é que a ferramenta Matchmaking, responsável por ligar jogadores em uma partida, herdou diversos problemas: ainda demora muito para encontrar oponentes e partir para a briga. Em alguns casos, a paciência se esgota antes do tempo para encontrar dez pessoas para uma partida de Team Deathmatch.

A modalidade mais rápida para encontrar jogadores é “Free For All”, no qual usuários devem disputar entre si, sem times nem aliados.

Pouco mudou nos controles: L1 mira, R1 atira, R2 recarrega, L2 lança granadas, X pula e escala paredes, quadrado dá socos e triângulo muda de arma. Entretanto, agora existe a opção de correr, que pode ser acionada ao apertar a alavanca esquerda - o que ajuda na hora de fugir quando somos alvejados pelas costas.

Se você tiver cinco amigos com acesso ao beta de “Ucharted 3” – o que não é muito difícil, já que a maioria dos usuários estão com acesso ao serviço PS Plus, necessário para jogar o beta – reúna-os para disputar uma partida de “Team Deatchmath”, o que além de facilitar na hora de encontrar oponentes, proporciona momentos únicos de diversão.

Nessa modalidade rola o mata-mata de sempre, mas com adições que apimentam a jogatina. Conforme o andamento do jogo, o computador oferece desafios, como dar mais pontos para quem matar o líder, ou aumentar a resistência do time que estiver perdendo.

Isso cria uma dinâmica interessante e deixa as disputas ainda mais acirradas, sem momentos de derrotas vergonhosas.

O terceiro e último modo competitivo é o “3 Team Versus” que é a maior novidade de "Uncharted 3". Nessa modalidade são três duplas que se reúnem em times e devem se enfrentar para ver quem fica com mais pontos no final. Nesse modo é extremamente necessário que exista trabalho em equipe e que um jogador não deixe seu parceiro desprotegido, caso contrário, ambos serão alvos fáceis para os times adversários.

A Naughty Dog prometeu liberar mais modalidades no decorrer do beta, entretanto, com essa pequena degustação já dá pra ver que muita coisa boa está guardada para a versão final.

MEDALHAS E TESOUROS

O jogo tem uma nova mecânica de coletar medalhas e tesouros que liberam habilidades e itens especiais. Com as medalhas os jogadores podem ativar habilidades como usar mísseis RPG ou se teleportar para um local distante do fogo inimigo – algo parecido com os ‘perks’ de “Call of Duty”. No beta de “Uncharted 3” são poucas as opções, mas os produtores prometem mais de 50 habilidades na versão final. Já os Tesouros permitem que itens sejam liberados para equipar os personagens do multiplayer, como chapéus e novas roupas, entretanto, elas não influenciam na jogabilidade.

Zona de guerra

São dois mapas que estão disponíveis para serem testados, o Air Field e o Chateau. Ambos permitem que a jogabilidade seja tanto horizontal quanto vertical, ou seja: é necessário ficar atento, pois o inimigo pode surgir de todos os cantos.

O mapa Air Field, se passa em um aeroporto militar, com áreas abertas e um enorme galpão. Nos vãos livres os jogadores podem usar armas de longo alcance com maior liberdade e o confronto do galpão sempre é imprevisível, pois um inimigo pode estar escondido atrás de uma caixa ou pendurado atrás de uma janela.

O mapa Chateau é mais claustrofóbico, pois as áreas abertas são um convite para emboscadas e ataques surpresa. Dentro do prédio existem áreas que podem desmoronar ou pegar fogo. É um ambiente que requer atenção redobrada e que mostra uma beleza sem igual.

É bom, mas pode melhorar

No final das contas, o modo online de “Uncharted 3” está muito bom e mais elaborado que o do segundo game, entretanto, seu maior inimigo ainda é a ferramenta que conecta os jogadores. Se este problema for corrigido e se tornar mais ágil, será um difícil tirar o novo jogo de Nathan Drake de dentro do seu PS3 no final do ano.