Topo

Feito no Brasil, simulador traz circuitos oficiais da Stock Car e suporte para 34 jogadores

PABLO RAPHAEL

da Redação

07/07/2011 15h35

Produzido pelo Reiza Studios, de Londrina, Paraná, "Game Stock Car" é o simulador oficial da categoria automobilística no Brasil. O jogo, exclusivo para PC, oferece todas as emoções do campeonato de Stock Car Brasil, com 12 corridas em 10 circuitos diferentes e veículos baseados em informações dos carros reais da competição.

O jogo, que estará disponível para download até o fim de julho, levou 17 meses para ficar pronto e teve a participação de profissionais de diversas partes do mundo, além da equipe da Reiza, liderada por Renato Simioni, que já integrou o quadro da SimBin, produtora da tradicional série "GTR", velha conhecida dos apreciadores de simulação automobilistica.

A equipe viajou pelo Brasil e visitou todas as pistas da Stock Car para reproduzir os traçados no game, desde autódromos como Interlagos, em São Paulo, até os circuitos de rua de Salvador (BA) e Ribeirão Preto (SP). Como o jogo conta com a licença oficial da competição, os veículos, pilotos e até os anunciantes que são vistos na tela são os mesmos da Stock Car Brasil.
 

Em busca do realismo

Para assegurar que "Game Stock Car" oferecesse uma simulação realista, a produtora contou com o auxílio dos pilotos e engenheiros da Stock Car, conta Renato. "Os pilotos são entusiastas de simuladores e muitos deles correm em partidas online", diz o produtor, "mas o auxílio dos engenheiros da JL, que constroem os veículos da competição, foi essencial. Tivemos acesso ao manual completo dos carros e um grande volume de informações técnicas. O resultado que você vê no game é balisado pela telemetria, que é idêntica ao comportamento dos carros na pista".

"O game conta com vários ajustes e auxílios de direção, mas com todas as opções desativadas, oferece a sofisticação de uma ferramenta de treinamento", explica Renato. De fato, "Game Stock Car" foi desenvolvido originalmente como um simulador para treino, antes do projeto virar jogo.

"Game Stock Car" deve ser lançado por download ainda em julho mas a Reiza planeja levar uma versão em disco para as lojas, até o fim de 2011, que será distribuida pela NC Games. O jogo tem suporte para partidas online para até 34 jogadores simultâneos.

Planos para o futuro

Questionado por UOL Jogos sobre versões de "Game Stock Car" para consoles, Renato disse que o plano atual é lançar a versão para computador, por download e em disco, mas não descarta levar o game para outras plataformas no futuro. "Um passo de cada vez", disse Renato, "é nosso primeiro jogo e para um desenvolvedor iniciante, o PC é a melhor plataforma, mas no futuro podemos levar o game para os consoles".

A Reiza também tem planos para o desenvolvimento de simuladores de outras categorias automobílicas, como a Fórmula Truck, mas hoje, o foco do estúdio é totalmente dirigido para a conclusão de "Game Stock Car".