Topo

Mauricio de Sousa leva Turma da Mônica para jogos sociais e planeja game de PS3, X360 e Wii

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

08/07/2011 08h30

Quem acompanha o Twitter de Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica, deve ter visto ele comentar que esteve neste ano na E3, maior feira de games do mundo, e gostou muito do que viu.

Não é à toa: o cartunista planeja entrar com força no mercado de jogos eletrônicos ainda neste ano. UOL Jogos bateu um papo com ele e Rodolfo Patrocínio, um dos sócios na empreitada, e descobriu diversos games e aplicativos estrelados pela Turma da Mônica e outros personagens que chegam em 2011.

Coelhadas e fantasmas nas redes sociais

  • Divulgação

    Mauricio de Sousa, Raul Doria e Rodolfo Patrocínio: os três sócios da produtora MSDP

"Estamos para lançar jogos e aplicativos para smartphones, tablets e internet. Não dá mais para criar apenas um produto, tem que vislumbrar todas as possibilidades", comentou Mauricio ao UOL. A produção de tudo está a cargo da Mauricio de Sousa Digital Productions, estúdio fruto da parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a Digital 21.

Dois jogos sociais já estão a caminho: um estrelado por Mônica, Cebolinha e companhia, outro pela galera do Penadinho. "É a Turma da Mônica em um jogo para Facebook. Você vai poder passear pelo bairro do Limoeiro, ajudar a construi-lo, ter sua casinha, sua comunidade e até poder interagir com personagens famosos e criar os seus próprios", explica Rodolfo. "Vai ser muito parecido com o 'Farmville'", completa ele.

O título será todo em 3D, criado no motor gráfico Unity (o mesmo utilizado em "Taikodom"), e a expectativa é alcançar uma base de 2 milhões de usuários logo nos primeiros meses do game, que será lançado até dezembro. Logo no início, ele deve contar com cerca de 300 itens para montar seu bairro.

Na mesma época chega um jogo similar, estrelado pela Turma do Penadinho. Seguindo o bom humor das histórias em quadrinhos, o game apostará em visual cartunesco e marcará parceria com uma empresa que auxiliará no serviço de monetização do jogo - mas que ainda não pôde ser divulgada.

Além disso, os jogos pretendem inovar oferecendo suporte multiplataforma: "eles estarão no Orkut, no Facebook e no portal da Turma da Mônica, que será relançado com visual novo", conta Rodolfo. "Nosso parceiro fará a integração entre plataformas, então quem está cadastrado no portal pode migrar para o Facebook ou o Orkut e vice-versa".

Assim, é possível transportar seu progresso e créditos de uma plataforma para a outra quando quiser. Porém, para uma segunda fase, ainda sem data para entrar em vigor, a intenção é permitir que usuários de Facebook e Orkut possam interagir entre si e com o portal sem ser necessário migrar a conta.

Astronauta nos videogames

Além dos jogos sociais, a MSDP almeja voos ainda mais altos, para o espaço sideral - literalmente. De acordo com Rodolfo, outro projeto em vista é um game do Astronauta, ainda sem previsão de lançamento, mas todo em 3D e com visão em primeira pessoa. A intenção é lançá-lo para PlayStation 3, Xbox 360 e Wii.

Contudo, caso dê certo, o game deve demorar a aparecer. "Ainda não temos os kits de desenvolvimento", explica Rodolfo.

Turminha nos celulares e tablets

Antes de tudo, porém, o primeiro dos novos projetos que deve aparecer no mercado é um serviço de mensagens para celular com os personagens da Turma da Mônica. "Você manda um SMS pra outra pessoa e a mensagem aparece no formato de um balãozinho, como se fosse o personagem falando", conta Rodolfo.

  • Divulgação

    Aplicativo do Penadinho para iOS terá HQs, vídeos e até minigames

Apesar de ainda não possuir versão planejada para o iPhone, possui compatibilidade com diversos tipos de aparelhos celulares.

Para as plataformas da Apple ficam outros produtos a pintar em breve também. "Estamos produzindo um aplicativo pra iPad e iPhone que terá uma para a Turma da Mônica e outra para o Penadinho, que no final do ano ganha um seriado em desenho animado no canal pago Cartoon Network".

Os aplicativos terão historinhas para ler, minigames e vídeos para baixar. A princípio, as histórias serão gratuitas e os filmes pagos, com preços que devem variar de US$ 0.99 a US$ 4.99 na AppStore.

Assim como os jogos para redes sociais, os aplicativos para celular e iOS estão previstos para chegar até o mês de dezembro.