Topo

XFX Radeon HD 6570 é uma boa placa de vídeo de baixo custo; leia análise

da Redação

20/07/2011 19h24

Quem imagina que o mercado de games para computadores gira em torno de placas de alto desempenho, certamente não faz ideia de que as empresas como a AMD pensam nos consumidores mais humildes. Mas sim, esses jogadores têm importância e querem qualidade.

A AMD lançou no Brasil no dia 19 de maio a Radeon HD 6570, que tem preço sugerido no Brasil de R$ 220. Ainda que não possua o mesmo “poder” que as suas “irmãs maiores”, a placa se destaca também pelo consumo de energia e consegue ser uma ótima opção para montar um sistema de entretenimento em casa. Ela consegue rodar filmes em blu-ray 3D na televisão, além de ser capaz de rodar diversos jogos em 30 FPS (Frames Por Segundo) em resolução HD.

A placa tem suporte ao 3D estereoscópico (HD3D), interface DisplayPort 1.2, processamento avançado de codificação/decodificação de vídeo (UVD3) e HDMI 1.4a. Ela conseguiu rodar diversos jogos em resoluções intermediárias sem o uso de filtros, ou seja, é um bom modelo para quem ainda não joga no computador.

Ela tem suporte a DirectX 11, que traz uma maior qualidade gráfica nos jogos com recursos como o Anti-aliasing, que suaviza o serrilhado nas bordas dos objetos, ou o Tesselation, um recurso que melhora a definição das formas dos objetos, trazendo novas possibilidades na modelagem de cenários e objetos.

A VGA conta ainda com o Eyefinity, recurso que possibilita conectar mais de um monitor a placa de vídeo, e ampliar desta forma a área útil de trabalho, ou mesmo a resolução da imagem exibida, aumentando desta forma a sensação de imersão no jogo.


Boa pro gasto

A ideia de uma placa de baixo custo vai ajudar que muitos jogadores consigam ver jogos como "Just Cause 2" ou "F1 2010" sem problemas. Claro que estes títulos não vão rodar com seu potencial máximo, por isso é importante que o jogador fique de olho nas configurações antes de começar a jogar.

Nos testes sintéticos com o 3DMark Vantage a HD 6570 conseguiu atingir a marca de 7.985 pontos. Já com o 3DMark 11, a VGA conseguiu os 2.153 pontos. Essa é uma boa marca e conseguiu inclusive surpreender a equipe de UOL Jogos.

Nos testes práticos, "F1 2010" foi usado para teste. Usamos a configuração Ultra e resolução de 1280x1024 e filtro anti-serrilhado de 8x (8X AA). Como resultado a placa aguentou rodar o game a 26 quadros por segundo. Isso é muito exigente para a placa, por isso recomendamos tirar o anti-aliasing para ter uma experiência melhor com o jogo.

Com "Just Cause 2" o resultado também foi muito bom e conseguiu rodar o game com quadidade máxima (mas sem efeitos) com a média de 31,6 FPS.

Conclusão

Por ser uma placa de entrada, para computadores menos potentes, a Radeon HD 6570 montada pela XFX é uma boa porta para quem fica apenas jogando "Paciencia Spider". Se você quer experimentar jogos no computador e não tem como desembolsar mais de R$ 220, vá com esta placa que vai serví-lo com muito bom grado.