Topo

Produtor diz que "FIFA" está bem próximo de ser fotorrealista

do Gamehall

21/07/2011 18h40

Com FIFA 12 prestes a sair oferecendo novidades na mecânica e no sistema de colisão dos atletas, a produtora do jogo acredita que está bem próxima de chegar o dia em que veremos os jogadores com feições fotorrealistas.

Em entrevista ao site Computer and Videogames, o produtor de FIFA, David Rutter, acredita que seu jogo está bem próximo de oferecer rostos mais fiéis às contrapartes reais.

"Estamos chegando mais perto do fotorrealismo, mas no momento, nossa maior preocupação é com que a experiência de jogo. Todo o restante é secundário. E nos últimos anos estamos nos focando nisso", explica.

Rutter, aponta, entretanto, que FIFA 12 já oferece visuais incríveis se analisado de câmeras mais distantes."Acho que se você assiste a uma partida de FIFA de uma determinada distância não consegue diferenciá-lo de um jogo real. Há grandes desafios na criação dos rostos, mas se analisar a parte física, a iluminação e a definição, tudo parece incrível de longe", diz.

"Ao verem o nosso material promocional para o jogo, as pessoas se surpreendem com o visual, mas pedem 'Gostaria de ver o jogo rolando'. E isso é o próprio jogo!", se vangloria.

Por fim, Rutter explica que sua equipe não pensa ainda nas próximas gerações de consoles. "Nós literalmente não tivemos tempo de refletir isso. Estamos ocupados correndo com as versões de Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Podemos eventualmente lançar para um novo console?Provavelmente, mas não estamos fazendo nada nesse sentido agora".

Sobre uma possível melhoria no jogo para computadores, Rutter rechaça qualquer possibilidade de mexer no motor gráfico. "O jogo de computador compartilha de tudo dos consoles, seja em mecânica ou modo on-line", diz. A diferença é apenas na possibilidade de melhorar a resolução e filtros de imagens mais refinados. Conecte um controle USB e terá o mesmo jogo".

Futebol para a nova geração

"FIFA 12" é a versão da popular série de futebol da EA que chega ao mercado no dia 27 de setembro em versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC, PlayStation 2, Wii, Nintendo 3DS e PSP.

Uma das propostas de "FIFA 12" é surpreender jogadores com situações como a compreensão da torcida com um determinado atleta devido ao seu histórico com o clube ou a vibração pelo retorno de um ídolo - além de momentos de irritação quando ele leva um carrinho por trás.

Com lançamento previsto para até o fim do ano, FIFA 12 é esperado para PC, PSP, 3DS, PS2, PS3, Wii e Xbox 360
 

David Rutter, produtor de "FIFA" conversa com UOL Jogos