Topo

Mega Drive ou Super NES: qual foi o melhor videogame de 16 bits?

AKIRA SUZUKI

Da Redação

28/07/2011 12h30

A Nintendo e a Sega iniciaram sua rivalidade na era dos 8 bits, na década de 80, tendo o NES de um lado e o Master System de outro. Mas essa disputa virou uma batalha campal na década seguinte, principalmente alimentada pelas campanhas de marketing agressiva da Sega.

O Mega Drive saiu primeiro, em 1988, vendido como um videogame tão potente quanto uma máquina de fliperama. De fato, muitos arcades da Sega saíram para o videogame, e com boa qualidade.

Com dois anos de vantagem para se estabelecer no mercado, o Super NES, da Nintendo, encontrou um adversário duro nos Estados Unidos (no Japão, o Mega Drive ofereceu bem menos resistência). As propagandas da Sega faziam questão de pontuar as diferenças entre os videogames: o Mega era "cool" e superveloz, e o Super NES, lento e desengonçado.

A estratégia deu certo e embora o Super NES tenha vendido mais no final das contas, a vantagem nunca foi grande nos Estados Unidos (foram 23,4 milhões do console da Nintendo contra 20 milhões do Mega Drive). Ambos os videogames foram lançados aqui, mas não há estatísticas confiáveis no Brasil (a Tectoy apenas afirma que o Mega Drive vende "bem" até hoje).

Veja a ficha de cada console e decida qual foi o melhor:

COMPARATIVO SUPER NES VS. MEGA DRIVE

VS.
. 21/11/1990 (Japão)
. 13/08/1991 (EUA)
. 1993 (Brasil)
Lançamento
. 29/10/88 (Japão)
. 14/08/89 (EUA)
. 1990 (Brasil)
. Videogame de 16 bits que sucedeu o NES, vencedor da era dos 8 bits nos principais mercados: Estados Unidos e Japão.
O que é?
. Videogame de 16 bits que veio para substituir o Master System, que teve bom desempenho na Europa e no Brasil.
. Uma das principais funções nativas (o chamado Mode 7) do Super Nintendo era a de poder girar uma imagem e dar zoom. Isso permitiu jogos que pareciam 3D como "F-Zero" e "Super Mario Kart".

 . O Super Nintendo teve o visual mais elaborado de sua geração, com paleta de 32 mil cores. Seu chip de som também era muito avançado para a época (e ironicamente projetado por Ken Kutaragi, da Sony, que depois viria a fazer o PlayStation).
Diferencial
. Lançado dois anos antes do Super Nintendo, o Mega Drive tinha tecnologia menos sofisticada, porém combateu a rival, principalmente nos EUA, com campanhas agressivas, destacando o lado mais juvenil.

 . O Mega Drive possuía uma arquitetura que permitia jogos mais rápidos, que o marketing da Sega cunhou de Blast Processing. Assim, ressaltou a velocidade, enquanto os primeiros jogos do Super NES, caso de "Gradius III", pareciam rodar em câmera lenta.
. Jogos do Mario: "Super Mario World" e "Super Mario All-Stars" são alguns dos campeões de audiência do videogame.

. Jogos de corrida: os títulos de direção ganharam nova dimensão com "F-Zero" e "Super Mario Kart".

. Jogos da Square: a produtora japonesa foi responsável por games memoráveis como "Final Fantasy VI", "Secret of Mana", "Super Mario RPG" e "Chrono Trigger".

. Franquia "Street Fighter II": o título que iniciou a moda dos jogos de luta chegou primeiro no Super Nintendo e popularizou a plataforma.

. Games da Rare: a produtora inglesa fez "Battletoads in Battlemaniacs" e três "Donkey Kong Country", com os quais ganhou projeção.

. "The Legend of Zelda: A Link to the Past": é considerado um dos melhores títulos da franquia.

. Títulos da Quest: as principais mentes por trás de "Ogre Battle" e de "Tactics Ogre" foram contratadas pela Square.
Jogos e séries marcantes
. Franquia "Sonic": carro-chefe e a mascote do Mega Drive, teve seu melhor momento na época dos 16 bits.

. Franquia "Shining": rendeu três ótimos RPGs ("Shining in the Darkness", "Shining Force" e "Shining Force II").

. Franquia "Streets of Rage": é o jogo de pancadaria que marcou o Mega Drive, com destaque para a trilha sonora.

. "Mortal Kombat": foi melhor no Mega Drive por trazer a mesma violência da edição para fliperamas.

. Toda a bliblioteca da Treasure: como esquecer "Alien Soldier", "Dynamite Headdy" e, principalmente, "Gunstar Heroes"?

. "Landstalker": é um RPG de ação que tem como diferencial a visão, permitindo a noção de altura nos mapas.

. Jogos "brasileiros": a Tec Toy adaptou diversos games com temáticas nacionais, como "Turma da Mônica na Terra dos Monstros", além de tomar iniciativa em "Ayrton Senna's Super Monaco GP II" e converter "Duke Nukem 3D" .
. "Mortal Kombat" teve sua violência atenuada devido a políticas da Nintendo. Resultado: vendeu muito mais no Mega Drive, que saiu sem censuras.

. Mesmo usando um Super FX 2, a edição para Super NES de "Doom" é uma das piores já lançadas (tela pequena, péssima fluência e sem "save").
Momento "fail"
. As vozes em "Street Fighter II: Special Champion Edition" eram tão ruins em qualidade que pareciam pronunciados debaixo d'água.

. Os acessórios Sega-CD (CD-ROM para o console) e Super 32X ("transformava" o Mega Drive num videogame de 32 bits) tiveram vendas muito baixas e poucos jogos.
. SatellaView: lançado apenas no Japão, é um aparelho que permite comunicar com um satélite e acessar diversos conteúdos online.

. Super Game Boy: é um adaptador que permite jogar cartuchos para Game Boy (inclusive Color) no Super Nintendo.

. Super FX: tecnicamente, não é um acessório, mas esse chip, que vinha dentro de cartuchos como "Star Fox", aumentava o poder de processamento do videogame.
Acessórios
. Sega-CD: permitia o Mega Drive ter jogos em CD. Foram lançados poucos games, mas alguns marcaram, caso de "Sonic CD".

. Super 32X: era um adaptador que melhorava o poder de processamento do Mega Drive, permitindo jogos com gráficos poligonais, como "Virtua Fighter".

. Sega Virtua Processor: era um chip embutido nos cartuchos que aumenta o poder de processamento do Mega Drive. Apenas "Virtua Racing" usou.
. Sem CD-ROM, o Super Nintendo conseguiu reproduzir trilhas similares a tocadas por orquestra em "Actraiser" e músicas cantadas em "Tales of Phantasia".

. Com o chip Super FX, foi possível fazer jogos com gráficos poligonais, como "Star Fox" e "Stunt Race FX".
Momentos de superação
. Jogos como "Gunstar Heroes", "Castlevania Castlevania: Bloodlines" e "Contra: Hard Corps" faziam rotação e zoom "na raça".

. Com o Sega Virtua Processor, o Mega Drive recebeu um título com gráficos poligonais, "Virtua Racing".
. 49,1 milhões
Vendas
. 29 milhões
Veja galeria com cem jogos
Álbum
Veja galeria com cem jogos