Topo

PS Vita terá conexão similar ao SpotPass do 3DS; confira as funções online do portátil

do Gamehall

28/07/2011 16h02

 
Assim como o seu grande rival 3DS, o PS Vita também contará com funcionalidades online focadas na experiência social dos jogadores. Em anúncio oficial em vídeo, a Sony mostrou como funcionam os modos "Near", "Party", "LiveArea" e "Activity". Entre eles, o que mais chama a atenção é o primeiro, pois é claramente inspirado na função SpotPass do 3DS, que "encontra" outros usuários do portátil que estão próximos.
 
Confira abaixo cada uma das funções online do PS Vita, de acordo com o gerente de desenvolvimento da Sony Européia, Phil Rogers em conferência na Develop Conference de 2011:
 
Near: Similar ao "SpotPass" do Nintendo 3DS, o "Near" é um sistema de localização com recompensas. "Quando o Near está ativado, ele possibilita ao jogador encontrar outros usuários do PS Vita, dar e receber presentes e conhecer essencialmente sobre os jogos. Você pode conferir quais jogadores que ele se relaciona estão próximos de sua localização, quais foram seus cinco últimos jogos utilizados e também os presentes que ele recebeu. Isso é legal, pois mostra aos usuários alguns jogos que eles podem não conhecer e se informar sobre a popularidade desses títulos, bem como a opinião dos outros jogadores sobre esses games".
 
Segundo Rogers, os presentes do Near terão no máximo 100KB de tamanho e não ficam fixos em um só lugar, mas podem seguir o jogador onde quer que ele vá. 
 
"Imagine que o usuário "A" visite até dez lugares durante o dia. Quando ele chegar em casa e sincronizar com o servidor, o Near lhe mostrará os dez lugares que ele foi. Se o usuário "B" for aos mesmos locais, mas em algum deles acabar cruzando com o usuário "A", alguns dos itens coletados pelo colega naquele ponto também poderão ser pegos por ele", explica.
 
Além disso, tais presentes podem representar mais do que simples itens. "Você pode dar determinados desafios para 'WipEout' e oferecer recompensas caso ele vença a tarefa". Outra boa adição do Near é o compartilhamento de itens raros dos próprios jogos. "Você pode ter algo difícil de se encontrar e largá-lo, para alguém coletá-los utilizando o Near", diz.
 
Party: O ponto de encontro do PS Vita, o "Party" prevê discussão de jogos, bate-papo em até quatro pessoas online no portátil. "Você pode conversar através de textos ou voz", garante Roger.
 
Segundo o executivo, o novo portátil da Sony também permitirá conversas por voz dentro do próprio jogo, além de acessar o jogo diretamente do Party, para que seus amigos participem com um simples toque de botão.
 
O jogador também pode ter diferentes grupos de "Party" para os diversos gêneros e jogos. "Talvez você participe de um grupo de tiro em primeira pessoa em que todos conversem e participem dos jogos".
 
Segundo Rogers, como o "Party" funciona dentro dos jogos, o usuário pode optar por desligá-lo caso queira ouvir somente os participantes do multiplayer online em que esteja participando. Entretanto, a utilização do "Party" nos jogos é uma decisão que será aberta aos desenvolvedores, não sendo obrigatória por parte da Sony. "Alguns podem optar por não tê-lo", explica.
 
LiveArea e Activity: "Todo o passeio do usuário com seu PS Vita no dia será rastreado pelo LiveArea", explica Rogers. Há três modos no LiveArea: Index, Live e Game. Na área superior o usuário terá acesso à zona de informações de conteúdo, que servirá também para ele atualizar qualquer jogo de PS Vita. Com isso, o jogador poderá comentar as atividades das pessoas no jogo e publicar novas mensagens.
 
Além do objetivo social, o LiveArea poderá ser uma ferramenta de ligação entre os desenvolvedores e seus jogadores, enviando, inclusive, dados de jogos específicos para cada perfil de jogador. "Os produtores podem até personalizar o jogo de acordo com o seu usuário", diz.
 
Já o "Activity" servirá para os jogadores discutirem os seus progressos nos jogos. "O sistema automaticamente colocará algumas atividades lá, como troféu e tabela de pontuação", explica Rogers. "Isso incentiva a interação dos jogadores, em um sistema de mensagens similar ao do Facebook", diz.
 
Prazer, PS Vita
 
Apresentado durante a E3 2011, o PS Vita será lançado no final do ano em dois modelos: um que permite acesso à conexão Wi-Fi, que sai por US$ 250, e outro com conexão Wi-Fi e 3G, ao custo de US$ 300.
 
Entre as novidades para o portátil foi anunciado que ele contará com tela frontal e um painel traseiro - ambos sensíveis ao toque-, tecnologia de giroscópio que permite mover o videogame em seis eixos e transmitir tal ação para o jogo, câmeras capazes de reproduzir jogos de realidade aumentada e um sistema chamado Party, que dá a oportunidade de conversar com outras pessoas mesmo que eles estejam se divertindo em outros games.