Topo

Primeiro a vender mais de 100 milhões de unidades no mundo, Game Boy faz 22 anos nos EUA

AKIRA SUZUKI e CLAUDIO PRANDONI

Da Redação

31/07/2011 10h08

(clique nas setas laterais para ver mais fotos)

Em 1989, a Nintendo já era uma das maiores empresas de games do mundo, graças ao grande sucesso do NES. Nesse ano, a companhia resolveu voltar ao mercado de games portáteis, lançado um de seus videogames de maior vendagem: o Game Boy.

Não era a primeira vez que a Nintendo lançava um videogame portátil - já havia feito isso com a série Game & Watch -, mas o Game Boy inovava ao usar cartuchos. A companhia fez de tudo para produzir um aparelho barato e que consumisse pouca energia. Esses dois fatores foram decisivos para vencer os concorrentes Lynx, da Atari, e Game Gear, da Sega, mesmo estes tendo uma tela colorida (o Game Boy nasceu preto-e-branco).

O aparelho saiu primeiro no Japão, em 21 de abril, e, nos Estados Unidos, veio em 31 de julho, junto com "Tetris". A decisão de encartar quebra-cabeça criado por Alexey Pajitnov se mostrou acertada, e o aparelho vendeu um milhão de unidades em poucas semanas nos Estados Unidos.

A obtenção dos direitos exclusivos de "Tetris" é um capítulo especial na história da Nintendo, no qual Howard Lincoln e Minoru Arakawa (respectivamente presidente de conselho e presidente da Nintendo para os Estados Unidos) voaram secretamente para a Rússia para negociar os direitos exclusivos do jogo diretamente com o criador. Assim, impediu que a Atari e a Sega vendessem o título nos videogames.


Depois dos blocos, os monstros de bolso

Mas nem "Tetris" conseguiu garantir um sucesso duradouro para o aparelho, e quando as vendas estavam praticamente estagnadas, surgiu, em 1996, "Pokémon", o monstrinho dos ovos de ouro da Nintendo (hoje, é a franquia de maior sucesso da empresa, perdendo apenas para a série "Mario"). O game de treinar monstrinhos virou fenômeno cultural e deu novo gás para o videogame.

Assim, no ano 2000, o portátil foi o primeiro videogame a vender 100 milhões de unidades. No final, mais de 118 milhões do Game Boy, incluindo as variações Pocket e Color, saíram das prateleiras no mundo todo. Atualmente, seus jogos podem ser revisitados no serviço Virtual Console do Nintendo 3DS.