Topo

Como funciona a compra e venda de itens em "Diablo III"; tire suas dúvidas

da Redação

01/08/2011 04h01

Uma das principais novidades em "Diablo III" é a casa de leilões, onde jogadores poderão comprar e vender itens dentro do jogo, usando dinheiro de verdade.

O sistema de leilões permitirá que os jogadores adquiram equipamentos como armas, armaduras e runas mágicas, parte essencial da mecânica da série "Diablo", em um sistema seguro, divertido e fácil de usar.

As casas de leilões serão específicas para cada região de jogo e os jogadores utilizarão créditos inseridos em suas contas na Battle.net para negociar itens.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o novo sistema de leilão, a Blizzard preparou o questionário abaixo:

Perguntas & Respostas sobre a Casa de Leilões de "Diablo III"

O que é o sistema de leilão de "Diablo III"?
Adquirir novos equipamentos épicos para seus personagens sempre foi uma parte importante da experiência de jogar "Diablo". Por isso, os jogadores encontraram várias maneiras de comercializar e obter itens dentro e fora do jogo. Muitos desses métodos eram inconvenientes e tediosos (por exemplo, anunciar um item diversas vezes nos canais de bate-papo da Battle.net e esperar por respostas) ou inseguros (passar informações de cartão de crédito em sites terceiros). Com "Diablo III", a Blizzard vai introduzir uma casa de leilões para estabelecer um sistema seguro, divertido e fácil de usar para os jogadores comprarem e venderem itens encontrados no jogo, como armas, armaduras e runas. Duas versões diferentes da casa de leilões estarão disponiveis em "Diablo III": uma baseada em ouro do jogo, adquirido pelos jogadores em suas aventuras, e outra baseada em dinheiro de verdade.

Qual a diferença entre as casas de leilões baseadas em ouro do jogo e em dinheiro de verdade?
A casa de leilões baseada em ouro usa a moeda do jogo para compras e vendas. Nos leilões baseados em dinheiro real, os jogadores poderão conduzir as transações em dinheiro, através dos métodos de pagamento autorizados ou com fundos de suas contas Battle.net. Os jogadores podem escolher em qual casa de leilões participar a cada transação.

Como funciona o sistema de leilão?
Os jogadores podem abrir a interface da casa de leilões em qualquer ponto do jogo para fazer compras ou listar itens para venda. Itens podem ser vendidos através de um inventário compartilhado (depósito de itens compartilhado por todos os personagens de sua conta na Battle.net) ou do inventório individual de qualquer personagem. Ao oferecer um item, o vendedor escolhe entre a casa de leilões em ouro do jogo ou em dinheiro real. O item fica retido na casa de leilões até a oferta expirar ou alguém comprá-lo. Itens que não forem vendiddos são devolvidos ao inventório do vendedor e itens vendidos são enviados ao inventório compartilhado do comprador. Em ambos os casos, a casa de leilões deduz uma taxa fixa do vendedor, quantia determinada pela venda ou não do item (veja abaixo). No leilão baseado em dinheiro real, os jogadores terão algumas opções para pagamento de suas compras e para receber o dinheiro das vendas, conforme discutido em outro ponto desse questionário. Esse sistema pode operar de forma diferente em algumas regiões do mundo. A Blizzard vai fornecer maiores detalhes em uma data posterior.

Como a taxa de transação é determinada?
Uma taxa será cobrada do vendedor para cada item listado na casa de leilões. Essa taxa consiste em um valor para divulgar o item, que é cobrado independente da venda e taxas extras só serão inclusas caso a venda seja efetuada. Como a taxa do anúncio é cobrada mesmo sem a venda do item, será do interesse do vendedor oferecer itens que ele acredite que ele acredite que sejam do interesse de outros jogadores, e oferece-los a um preço competitivo. Detalhes específicos da taxa de transação podem variar por região e serão anunciados em uma data posterior.

A Blizzard não planeja cobrar por todos os itens listados na casa de leilões, apenas por um número limitado de transações em cada conta. Em outras palavras, o vendedor só vai pagar uma taxa se o item for vendido e essa taxa não inclui o custo do anúncio. Maiores detalhes serão divulgados posteriormente.

Por que criar um sistema de leilão baseado em dinheiro real?
O objetivo da Blizzard em todos os seus jogos é oferecer aos jogadores uma experiência agradável, satisfatória e segura. Adquirir itens sempre foi uma parte importante da série "Diablo", mas os jogos anteriores não tinham um sistema robusto e centralizado para a troca de itens e o resultado foi que jogadores se voltaram para alternativas inseguras e inconvenientes, como a compra de itens de terceiros, com dinheiro real. Muitas dessas transações terminaram por empobrecer a experiência de jogo e muitos casos de roubo de contas, entre outros problemas. Por isso, a Blizzard optou por criar uma ferramenta conveniente, poderosa e totalmente integrada ao jogo para atender a demanda dos jogadores que querem comprar ou vender itens utilizando dinheiro de verdade, sem precisa se voltar para um serviço pouco seguro para fazer isso.

Como vai funcionar o leilão baseado em dinheiro real?

Os jogadores poderão fazer compras na casa de leilões usando uma forma de pagamento registrada ligada a suas contas na Battle.net. Assim como em outros serviços de compras online, os jogadores terão a opção de incluir fundos em suas contas na Battle.net que podem ser usados em qualquer produto digital disponível na rede - o que inclui não só itens da casa de leilões como assinatura de "World of Warcraft" e serviços pagos, por exemplo. Por outro lado, quando o jogador vende um item na casa de leilões, o resultado da venda é depositado em sua conta Battle.net e pode ser usado como descrito acima. Esse processo pode ser diferente em algumas regiões; detalhes específicos serão divulados perto do lançamento.

Os jogadores podem optar pelo saque do dinheiro obtido nas vendas, ao invés de depositar o valor em suas contas Battle.net?
Sim, como uma função avançada, os jogadores terão a opção de incluir em sua conta um serviço de pagamento aprovado pela Battle.net. Assim, o resultado da venda de itens em dinheiro poderá ser depositado através desse serviço. O saque poderá ser feito pelo serviço terceirizado. Note que esse processo está sujeito a taxas cobradas pela Blizzard e pelo serviço de pagamento terceirizado. Valores vindos da venda de itens depositado na conta Battle.net não poderão ser transferidos para o serviço de pagamento. Nem todas as regiões terão suporte para essa opção avançada no lançamento. Detalhes específicos de cada região, assim como detalhes sobre os serviços de pagamento que serão suportados e as taxas que serão cobradas pela Blizzard serão informados em uma data posterior.

A versão da casa de leilões baseada em dinheiro real é opcional?
Sim, a versão da casa de leilões baseada em dinheiro real é uma opção para jogadores que querem comprar ou vender itens de "Diablo III" por dinheiro de verdade. Os jogadores também podem comprar e vender itens na casa de leilões baseada em ouro do jogo e negociando diretamente entre os personagens dentro do game.

Por que eu compraria ou venderia itens de jogo com dinheiro real?
Adquirir itens sempre foi um dos apelos da série "Diablo". Nos jogos anteriores, muitos jogadores mostraram grande interesse em comprar, vender ou trocar itens para seus personagens usando dinheiro real, utilizando meios potencialmente inseguros para atingir esse objetivo. A versão baseada em dinheiro de verdade da casa de leilões oferece aos jogadores um sistema fácil  de usar e sancionado pela Blizzard para ganhar dinheiro com itens enquanto joga "Diablo III". Adicionalmente, protege os jogadores contra sites mal intencionados, com um método seguro dentro do jogo para busca e compra de itens de outros jogadores.

A casa de leilões baseada em dinheiro é completamente opcional. Jogadores que não estão interessados em pagar em moeda real por itens continuarão capazes de adquirir itens através de suas agenturas e de negociar com seus amigos e usar uma casa de leilões completa baseada em ouro do jogo.

Eu posso jogar em um servidor sem uma casa de leilões baseada em dinheiro?
A Blizzard quer oferecer um ambiente seguro e divertido para os jogadores comprarem e venderem itens usando ouro ou dinheiro real e não planeja dividir a comunidade. Os jogadores são livres para participar em ambas as casas de leilões ou mesmo para não usar nenhuma delas, avançando em "Diablo III" usando apenas os itens obtidos em suas aventuras ou negociando diretamente com outros jogadores.

A Blizzard planeja lançar armas, armaduras e outros itens para venda na casa de leilões?
A casa de leilões baseada em dinheiro real é um lugar para os jogadores negociarem itens que eles encontraram dentro do jogo. A Blizzard não tem planos para lançar itens que afetam a mecânica de jogo, como equipamentos ou runas especiais, para venda na casa de leilões.

A Blizzard vai vender algo diretamente através da casa de leilões?
No momento, a Blizzard não tem planos para vender itens na casa de leilões.

A casa de leilões baseada em dinheiro real significa uma mudança no modelo de negócios da Blizzard?
A Blizzard sempre buscou combinar seu modelo de negócios com o que pareceu mais apropriado e efetivo para cada jogo em cada região, e esse é o caso com "Diablo III". O sistema de jogo baseado em itens de "Diablo" sempre levou o jogo a um ecossistema comercial ativo, e uma parcela significativa desse comércio foi conduzido através de organizações inseguras.Isso levou a muitos problemas com consumidores e experiências de jogo negativas. O objetivo primário com a casa de leilões de "Diablo III" é servir de fundação para uma economia orientada pelo jogador, segura, divertida e acessível para todos.

O que a Blizzard ganha com isso?
Assim como outras casas de leilões online ou mesmo em leilões no mundo real, a estrutura de taxas vai variar em cada região. Entretanto, a Blizzard planeja coletar uma taxa nominal fixa para cada item anunciado na casa de leilões. Essa taxa consiste em um valor fixo para anunciar um item, que é cobrada independente da venda do item e uma taxa adicional cobrada apenas quando o item é vendido. A cobrança pelo anúncio, que estimula a prática de bons preços e desencoraja a oferta em massa de itens de baixa qualidade ou pouco interessantes para outros jogadores, será efetuada em uma quantidade limitada de transações por conta. Para jogadores que optem por receber o resultado de suas transações através de serviços de pagamento terceirizados ao invés de suas contas na Battle.net, a Blizzard vai cobrar uma taxa separada pelo depósito. Detalhes específicos sobre essas taxas serão anunciadas em uma data posterior.

Eu posso comprar ouro do jogo na casa de leilões baseada em dinheiro?
Os jogadores poderão comprar e vender ouro através da casa de leilões baseada em dinheiro real e o valor de mercado do ouro será estabelecido pela comunidade.

Se eu não precisar mais de um item que comprei na casa de leilões, posso colocá-lo a venda novamente?
Sim. Uma vez que você comprou um item você pode fazer o que quiser com ele, como se você tivesse adquirido o item em suas aventuras, seja usar em um personagem, ou, após um determinado período, negociar o item com outro jogador ou anunciá-lo novamente nas casas de leilões. De fato, geralmente você pode realizar qualquer combinação dessas atividades - por exemplo, comprar um item em leilão, usá-lo por algum tempo, e vender o item novamente, em uma casa de leilões ou para outro jogador. Exceto por itens específicos de algumas missões, poucos itens (ou nenhum) será "soulbound", ligado ao personagem e impossível de negociar. Noite que a duração do período mencionado acima será discutida em um momento posterior.

FUNCIONAMENTO DA CASA DE LEILõES

Que itens podem ser negociados em "Diablo III"?
Quase todos os itens encontrados no jogo, inclusive ouro, podem ser negociados com outros jogadores diretamente ou através do sistema de leilões. Exceto por itens específicos de algumas missões, poucos itens (ou nenhum) serão ligados ao personagem e impossíveis de negociar. A Blizzard planeja permitir que os jogadores comprem e vendam personagens na casa de leilões em algum momento futuro e terá mais detalhes sobre isso em uma data posterior.

O que é "pesquisa inteligente"?
Quando os jogadores iniciarem a interface da casa de leilões, eles serão capazes de selecionar qualquer personagem de "Diablo III" associados a sua conta Battle.net. A "pesquisa inteligente" vai acessar os itens com melhorias disponíveis para esses personagens e selecionar itens na casa de leilões baseados em quais seriam mais benéficos para o personagem. Você também pode procurar por estatísticas específicas que combinem com os atributos de um tipo de personagem.

Como vão funcionar os lances?
Os jogadores poderão fazer ofertas e também pagar lances máximos se quiserem participar de lances automáticos. Também poderão checar o status de suas ofertas nas páginas "Currently Winning" e "Outbid" da interface da casa de leilões.

Eu posso pagar para comprar itens imediatamente?
Sim, as casas de leilões de "Diablo III" terão suporte ao lance máximo assim como para lances menores.

Como eu pago pelos itens?
Na casa de leilões baseada em ouro, as compras serão feitas com ouro do jogo. Na casa de leilões baseada em dinheiro real, os jogadores fazem suas compras com um método de pagamento registrado em suas contas Battle.net. Assim como em outros serviços de compras online, os jogadores terão a opção de inserir créditos em suas contas Battle.net e as compras serão pagas com esses fundos. Esse processo pode ser diferente em certas regiões; detalhes específicos para cada região serão divulgados perto do lançamento.

Como eu recebo os itens que ganhar?
Após ganhar um leilão, o item estará disponível para retirada na interface da casa de leilões do "Diablo III". Os jogadores poderão enviar imediatamente o item para seu inventório compartilhado (depósito de itens compartilhado entre os personagens de sua conta Battle.net) ou anunciar o item novamente na casa de leilões, após um período de tempo determinado. A duração desse período será discutida posteriormente.

Como eu vendo itens?
Pela interface da casa de leilões, os jogadores poderão selecionar itens de seu inventório compartilhado ou do inventório de um personagem específico. Eles poderão anunciar os itens para venda listando um lance inicial e um preço máximo para venda.

Como eu recebo o dinheiro ganho na casa de leilões?
Como uma opção avançada, os jogadores poderão associar sua conta Battle.net com um serviço terceirizado de pagamentos. Feito isso, o resultado da venda de itens em dinheiro real será depositado na conta do serviço de pagamentos. O saque será efetuado pelo serviço terceirizado. Esse processo está sujeito a cobrança de taxas pela Blizzard e pelo serviço de pagamentos. Qualquer crédito vindo da venda de itens em leilão baseado em dinheiro que for depositado na conta Battle.net não poderá se transferido para serviço de pagamento terceirizado. Nem todas as regiões terão essa opção avançada disponível no lançamento. Detalhes específicos para cada região, assim como quais serviços de pagamento serão aceitos e a taxa cobrada pela Blizzard para os saques serão anunciados em uma data posterior.

Comprar ou vender itens na casa de leilões vai revelar minha identidade?
Não. Todas as transações entre jogadores nas casas de leilões serão anônimas, e nem seu nome real nem o nome de seus personagens será revelado para outros jogadores.

Haverá versões mobile ou web para a casa de leilões?
A Blizzard está sempre de olho nas oportunidades de ampliar a experiência de jogo e manter a comunidade conectada aos jogos através da internet ou de aparelhos móveis. Entretanto, não há planos para compartilhar a casa de leilões nesses formatos no momento.

Quando o serviço estará disponível para teste?
A Blizzard vai diviulgar mais informações sobre a casa de leilões quando o lançamento do jogo estiver próximo.

DETALHES REGIONAIS SOBRE A CASA DE LEILÕES

Quais regiões terão suporte para a casa de leilões baseada em dinheiro real?
A Blizzard planeja disponibilizar a casa de leilões baseada em moeda real na maior quantidade de regiões possíveis com o lançamento de "Diablo III". Em regiões onde o serviço não estiver disponível, os jogadores terão acesso ao sistema de leilões baseado em ouro do jogo. Mais detalhes serão divulgados no futuro.

As casas de leilões serão separadas por região? Eu poderei fazer lances em itens de jogadores de fora da minha região?
Devido a vários fatores, incluindo tecnologia, idioma e moeda, haverão múltiplas casas de leilões atendendo diferentes comunidades de jogadores ao redor do mundo. Detalhes específicos sobre o funcionamento das casas de leilões para cada região serão divulgados perto do lançamento do jogo.

Se eu vivo na Austrália/Nova Zelândia/Sudoeste Asiático, em qual servidor em jogarei "Diablo III"?
Assim como em "StarCraft II", jogadores que comprarem a versão de "Diablo III" para Austrália/Nova Zelândia e Sudoeste Asiático terão seus próprios servidores regionais, com latência menor e mais ação durante as horas de pico. Apesar de encorajar o uso desses servidores, a Blizzard reconhece que muitos jogadores podem ter amizades de longa data com jogadores norte-americanos e querem continuar jogando com eles. Por isso, os jogadores dessa região terão acesso novamente aos servidores de ambas as regiões e poderão escolher onde preferem jogar.

Como isso impacta nos itens que eu comprar na casa de leilões?
As compras nas casas de leilões são ligadas aos servidores da região em que foram comprados. Qualquer item adquirido nos servidores da Austrália/Nova Zelândia e Sudoeste Asiático são ligados a esses servidores e não podem ser transferidos para servidores norte-americanos (e vice versa). Tenha isso em mente quando fizer compras na casa de leilões.

Quais moedas estarão disponíveis? Em qual moedas os itens da casa de leilões serão visualizados? Jogadores poderão comprar itens usando cartões de crédito locais ou contas bancárias?
O objetivo da Blizzard é fazer da experiência da casa de leilões em cada região o mais tranquila possível para os jogadores, e várias moedas e formas de pagamento estão sendo exploradas para atingir esse objetivo. Mais detalhes serão fornecidos perto do lançamento do jogo.

QUESTÕES DE JOGO SOBRE A CASA DE LEILÕES

Eu poderei usar mods desenvolvidos por terceiros para pesquisar preços na casa de leilões?
Por várias razões de segurança, a Blizzard não vai dar suporte para bots ou mods em "Diablo III", e eles serão expressamente proibidos pelos termos de uso do jogo.

Personagens do modo Hardcore podem usar a casa de leilão baseada em moeda real?
Não. Personagens Hardcore terão apenas a opção de comprar e vender itens com outros personagens Hardcore, em uma casa de leilão baseada em ouro do jogo separada para eles; não poderão usar a casa de leilão baseada em dinheiro. O modo Hardcore é planejado como uma experiência opcional para jogadores que curtem a sensação de perigo constante que vem da possibilidade de morte permanente para seu personagem. Todos os itens de um personagem Hardcore são perdidos para sempre após sua morte, então, para evitar o risco de um jogador gastar dinheiro de verdade em itens que podem ser perdidos de forma permanente quando seu personagem morrer, a Blizzard restringiu o uso do sistema de leilões baseados em dinheiro real no modo Hardcore.

Se meu personagem morre no modo Hardcore, eu perco todos os itens que comprei para esse personagem na casa de leilões exclusiva para o modo Harcore?
Sim. Novamente, personagens Hardcore só terão acesso ao sistema de leilão baseado em ouro do jogo, em uma casa de leilões exclusiva para esse modo e não poderão negociar com personagens não-Hardcore. O modo Hardcore é planejado como uma experiência opcional para jogadores que gostam de jogar com o risco de perder de forma permanente seu personagem, caso ele morra, e isso inclui os itens que eles adquirirem com aquele personagem.

Eu posso simplesmente comprar os itens mais poderosos e terminar o jogo numa boa?
Os itens terão restrição de nível, o que significa que seu personagem não poderá usar um item até que ele chegue ao nível apropriado para aquele item.

SUPORTE AO CONSUMIDOR

O que acontece se um jogador não recebe o item que comprou?
O processo de leilão é automático, mas se um jogador comprar um item e por alguma razão não o receber, ele será contatado pela equipe de suporte ao consumidor da Blizzard para verificar o problema.

O que acontece se o jogo recebe uma atualização e o item que comprei for alterado?
É importante para a Blizzard assegurar que "Diablo III" permaneça balanceado e divertido por anos após seu lançamento. Para esse fim, pode ser necessário mudar estatísticas ou alterar habilidades de alguns itens de tempos em tempos. É muito importante observar que a Blizzard não vai reembolsar ou fazer ajustes para um item comprado que passe por modificações posteriores. Portanto, cabe aos jogadores determinar quando comprar itens na casa de leilões baseada em dinheiro de verdade.

Alguém comprou um item na minha conta sem minha permissão. Eu posso receber uma restituição?
Observe que compartilhar uma conta é proibido pelos termos de uso de "Diablo III". Em casos assim, a equipe de suporte ao consumidor da Blizzard analisará a situação e determinará o curso de ação apropriado.

Acidentalmente eu perdi ou deixei cair um item que acabei de comprar - posso receber uma restituição?
Não. Depois de uma compra, os jogadores são responsáveis pelo que fazem com seus itens.

Como trapaceiros e bots serão detectados?
A Blizzard leva os trapaceiros a sério, e planejou "Diablo III" e a Battle.net com medidas para detectar e prevenir um jogo injusto. Também há políticas anti-trapaça em vigor e ações serão tomadas para resolver qualquer problema assim que ele surgir.