Topo

Gamescom 2011: Em "Arkham City", Batman faz parcerias com antigos vilões

RODRIGO GUERRA

Enviado especial a Colônia

21/08/2011 14h15

O doutor Hugo Strange é um homem estranho, mas dotado de inteligência sem igual. Não bastasse ser uma das mentes mais brilhantes do mundo, ele consegue ir além, fazer deduções certeiras e deixar adversários desconcertados. Ele é o grande vilão de “Batman: Arkham City” e ainda fez o favor de se unir com os criminosos mais perigosos do mundo para acabar de uma vez por todas com o Homem-Morcego.

O Cavaleiro das Trevas tem ainda que lidar com um problema gigantesco, pois Strange sabe sua identidade, onde ele vive e muito mais. O maquiavélico vilão tem que ser detido a qualquer custo, nem que isso signifique ter que formar alianças improváveis, como se juntar à Mulher-Gato ou um de seus principais rivais: Bane.

“Batman: Arkham City” promete usar muito mais que bugigangas e vai exigir que o jogador pense como Batman, encontre pistas em cenas de crimes e encare o perigo sem pestanejar. E pelo que UOL Jogos pôde conferir, a Rocksteady, produtora do jogo, fez mais que o ‘arroz-com-feijão’, pois não é apenas um “Arkham Asylum” maior e com novos inimigos.

O herói tem que usar seus instintos forenses para encontrar Strange, que pode estar escondido em qualquer canto de Arkham City, uma cidade portuária que fica nas cercanias de Gotham. Cada passo tem que ser calculado, cada pista investigada e cada capanga subjugado. Para isso o herói recebeu habilidades como planar com sua capa, interrogar capangas e até mesmo ouvir as conversas de rádio dos inimigos.

Quando no meio de uma briga, Batman aprendeu novos golpes, como esquivar de um inimigo armado e logo em seguida fazer um combo de cinco golpes, ou contra-atacar três ou quatro inimigos simultaneamente ou ainda usar armas como a bomba de fumaça ou gel explosivo para derrubar inimigos.

VEJA DOZE MINUTOS DA AÇÃO DE "BATMAN: ARKHAM CITY"

  •  

Alianças e amizades por interesse

A Rocksteady fugiu do óbvio ao fazer com que Batman faça parcerias com alguns de seus inimigos. A Mulher-Gato, por exemplo, resolve ajudar o Morcegão depois de quase ser assassinada pelo Duas-Caras. Sem contar muito da história, os produtores disseram que a aliança dela com o herói é de interesse mútuo.

ENIGMAS MORTAIS


Charada marca seu retorno com enigmas e quebra-cabeças inusitados. Só que agora ele está ainda mais sádico e cruel, pois alguns de seus enigmas fazem parte da história do jogo e colocam outras pessoas em perigo ou podem causar danos catastróficos em certas partes da cidade caso não sejam resolvidos a tempo. A pergunta que fica é se dessa vez vamos encará-lo ou se ele continuará escondido.

Em termos práticos, o jogador terá várias missões do modo de história com a vilã. Mas não se empolgue muito, pois foi confirmado que a parte dela representa apenas 10% do jogo.

Bane é outro exemplo de parceria, no entanto o interesse do vilão é acabar com um carregamento de Veneno (a droga que dá super-força ao usuário). Essa união temporária é interessante para os dois, só que o grandalhão não se importa em acertar alguns sopapos em seu ‘amigo’ de vez e quando.

Robin, o icônico sidekick de Batman, também marca presença, porém suas aparições serão confinadas em cerca de 10 missões no modo de desafio. Os produtores se explicam dizendo que ele desequilibrava o modo de história, mas no lugar de jogar tudo fora – como normalmente é feito – eles decidiram refiná-lo e dar um lugar de destaque para ele.

No final das contas, fica claro que “Arkham City” é na verdade o palco para o embate de duas mentes brilhantes e seus aliados. De um lado, Hugo Strange e vilões como Pingüim, Coringa e Duas Caras. Do outro, Batman, Mulher Gato e Bane. Esse será um duelo que ninguém vai querer perder.