Topo

Gamescom 2011: jogador explora a imortalidade do herói em "NeverDead"; veja entrevista

DOUGLAS VIEIRA

Colaboração para o UOL, de Colônia

21/08/2011 12h28

Há tempos que os jogadores controlam personagens "imortais" nos videogames – para ser mais exato, desde que a famosa frase "Game Over" desapareceu. Porém, algumas vezes as empresas levam isso a sério, como a Konami e seu novo título de ação "Neverdead".

Tendo a imortalidade ao seu lado, o jogador segue no controle de Bryce, o protagonista do game, buscando formas de explorar esse dom enquanto encara diversos inimigos que estão no caminho – muitas vezes lançando um braço ou uma perna sobre eles.

Para entender um pouco mais sobre esse conceito, conversamos com Shinta Nojira, produtor do jogo, confira:

UOL Jogos: "NeverDead" tem um conceito curioso: um personagem que perde partes do corpo e não morre. De onde veio essa ideia?

Shinta Nojiri: Ver personagens que não morrem se tornou comum em alguns jogos, você encontra vários assim. Eu comecei a gostar do assunto imortalidade após ver alguns filmes, e, pode parecer estranho, mas também gosto de personagens imperfeitos – basta ver que Bryce, o protagonista, perde partes do corpo. Foi daí que veio a ideia do personagem.

UOL: Pelo fato de o jogador controlar um personagem que algumas vezes está sem determinadas partes do corpo, haverá algum tipo de penalidade?

Nojiri: Sim, os jogadores vão ter experiências diferentes após perder alguma parte do corpo. Estar sem um braço, por exemplo, significa avançar com metade do poder de ataque. Entretanto, você ainda pode atacar ou tentar recuperá-lo em algum ponto do cenário. Se você perder as duas pernas, terá de se rastejar - mas em todos os casos você ainda consegue atacar.

Uma coisa interessante é que algumas vezes o jogador pode fazer escolhas complicadas, como derrotar um grupo inteiro de inimigos de forma mais eficaz sacrificando um de seus braços, que se refaz após certo período. A parte mais complicada é que o jogador precisa tomar cuidado com a sua cabeça, pois há um monstro capaz de engoli-la e isso diminui muito as chances de jogador.

UOL: Então se esse monstro ataca o jogador é uma espécie de "Game Over"...

Nojiri: Bom,Bryce não morre, sempre há uma forma de escapar dessas situações, e é exatamente isso que queremos ver os jogadores fazendo.

UOL: O que nos leva a crer que sempre há uma forma de recuperar as partes desmembradas, certo?

Nojiri: Sim, há. Mas no caso de dar um braço ou uma perna para eliminar um número grande de inimigos, basta esperar um tempo que essa parte se regenera.

UOL: Foi divulgado um vídeo mostrando Bryce lançando sua cabeça ao ar para verificar os arredores de uma região. Isso faz parte do jogo?

Nojiri: Exato. O jogador pode recorrer a esse movimento para verificar uma região ao redor do personagem ou mesmo para procurar uma parte que foi arremessada e está perdida pelo cenário (risos). "NeverDead" dará ao jogador várias formas de explorar a imortalidade do personagem principal.

UOL: Essa ideia é divertida e, de certa forma, nos faz pensar uma coisa: o jogo tem multiplayer?

Nojiri: "NeverDead" possui um modo no qual até quatro jogadores podem se unir para cumprir desafios. Não há história nesse modo, e a ideia aqui é permitir que os jogadores curtam essa brincadeira juntos – e, claro, se ajudem quando alguém perder uma parte de seu corpo.

DESMEMBRAMENTOS E AÇÃO NO TRAILER DE "NEVERDEAD"