Topo

Gamescom 2011: Com besouro e movimentos especiais, "Skyward Sword" renova "Legend of Zelda"

DOUGLAS VIEIRA

Colaboração para o UOL, de Colônia

22/08/2011 16h08

Na Gamescom 2011, para experimentar 5 minutos de "Skyward Sword", o próximo "Legend of Zelda" do Wii, era preciso enfrentar uma longa fila, com cerca de uma hora de duração. Os sorrisos estampados nos rostos dos que colocavam a mão no jogo, porém, deixavam claro que aguentar a espera valia a pena.

Na demonstração, era possível escolher entre 3 modos de jogo: corrida com pássaros, explorar um calabouço ou lutar contra um chefe. Optamos por desbravar a masmorra e assim, descobrir o que há de novo no segundo "Legend of Zelda" do Wii.

Logo de cara, uma novidade nos controles: ao pressionar um botão do Wii Remote, Link consegue correr por um período determinado. A corrida, combinada com outros movimentos, resulta em mais opções de combate para o aventureiro, como aplicar o famoso salto com golpe de espada logo depois de correr para cima do inimigo, por exemplo.

Os equipamentos sempre fizeram parte da experiência na série "Legend of Zelda" e em "Skyward Sword", o besouro voador se mostrou uma adição interessante: a princípio, o bichinho serve apenas para atingir pontos específicos do mapa e acertar inimigos, mas após receber garras, é capaz de carregar itens, como as bombas, ampliando as possibilidades de ação para o jogador.

Com o MotionPlus, os comandos ficaram mais sensíveis e isso, combinado ao uso de 2 controles para o combate, deixou a brincadeira menos intuitiva. Disparar flechas agora envolve preparar flechas com o Nunchuck, apontar, mover o Nunchuck para trás e só então soltar o botão para atirar.

Os inimigos estão mais espertos e tentam se defender das investidas de Link. O combate, na prática, consiste em estudar o adversário e encontrar o movimento correto para furar cada tipo de bloqueio.

Apesar de curta, a demonstração de "Skyward Sword" mostra que "Legend of Zelda" continua uma das mais carismáticas séries da Nintendo e que o jogo tem tudo para fazer bonito no Wii em sua versão final.

Veja trailer de "Skyward Sword" exibido na Comic-Com 2011