Topo

Jogos que chegarem antes ao PS3 podem não sair no X360, diz site

do Gamehall

25/08/2011 22h32

Visando coibir a onda de exclusividades temporárias de jogos para o maior rival de seu console, a Microsoft pretende recusar o licenciamento de jogos para o Xbox 360 que saiam antes para outras plataformas, como o PlayStation 3.

A 'manobra' da Microsoft foi comentada pelo site Eurogamer, que cita alguns dos trechos inclusos nos termos de desenvolvimento para o Xbox 360, que trata da política de lançamento e licenciamento de títulos para a plataforma.

"Títulos para o Xbox 360 devem chegar às lojas, no mínumo, ao mesmo tempo que em outras plataformas de videogames, e conter os mesmos recursos de conteúdo em disco para todas as regiões em que estiver disponível", diz o texto. "Caso essas condições não sejam respeitadas, a Microsoft se reserva o direito de não autorizar o lançamento desse conteúdo para o Xbox 360".

O mesmo se aplica aos jogos do serviço online de vendas de jogos Xbox Live Arcade, que "devem ser lançados simultaneamente no Xbox Live Marketplace em todas as regiões em que seja disponibilizado", e também aos demos, que "devem ser liberados na mesma semana em que chegar às outras plataformas ou revistas".

Para o vice-presidente da Microsoft, Chris Lewis, a política anti-exclusividades temporárias é óbvia e necessária. "Estamos ligados nessa prática, então é obvio que visamos proteger o nosso espaço ao máximo que conseguirmos e garantir essas exclusividades... Nós procuramos aumentar a segurança de nosso campo de jogo e levar alguma vantagem sempre que possível", diz.

"Honestamente - e isso pode até soar um tanto artificial - nós apenas queremos aquilo que os nossos consumidores esperam da gente. Queremos estar onde eles esperam que estejamos", finaliza.

Já aconteceu antes

Os donos do PS3 já estão acostumados a ver jogos que chegaram antes no X360, como foi o caso de "Braid", "Lara Croft and the Guardian of Light", "Limbo", "Castle Crashers" e outros.

Por outro lado, dificilmente jogos que saem na PSN chegam ao Xbox Live. Segundo produtotres procurados pela revista Edge, isso acontece por que o processo de distribuição, que fica aos encargos da Sony, como aconteceu com "Fat Princess", "Soldner X" e os jogos da série "PixelJunk".

Quanto o conteúdo em disco, as produtoras usam artifícios de exclusividades para o console da Sony criando conteúdos extras via download, como foram os casos de "L.A. Noire" e os cenários de Coringa em "Batman: Arkham Asylum".

Outro caso que se pode notar ausência no X360 foram com os testes beta lançados no console da Sony que não chegaram ao X360, como "Medal of Honor" e "Assassin's Creed Brotherhood".