Topo

Exclusividade da EA tirou Porsches de "Forza 4", diz produtor

do Gamehall

26/08/2011 20h12

Após contar com 35 modelos de Porsche em sua terceira versão, "Forza Motorsport 4" não terá os carros da lendária montadora alemã. O motivo pela ausência dos bólidos de Stuttgart no simulador da Turn 10 se deve a um acordo de exclusividade entre a marca e a EA.

Segundo o diretor criativo do jogo, Dan Greenwalt, em entrevista à coluna "Forza Motorsport 4 Under The Hood", a presença dos Porsches em "Forza 3" só foi possível devido a um acordo de sub-licenciamento junto à Electronic Arts e que, apesar da Turn 10 ter grandes planos para estes veículos, a EA se negou a fazer o mesmo dessa vez, frustrando Greenwalt e sua equipe.

"Isso me matou. Queríamos colocar ainda mais carros da Porsche, especialmente para serem admirados no novo modo Autovista. No final, porém, a EA optou por não colaborar conosco".

Como exemplo, o diretor de "Forza" conta que em certo momento obteve a licença exclusiva para todos os carros da Ferrari, mas chegou a conclusão de que "não estava disposto a privar definitivamente outros jogos de corrida de ter esses veículos italianos e, assim, prejudicar o ecossistema de títulos do gênero".

Para compensar, a Turn 10 incluiu três modelos da RUF, marca conhecida dos fãs de corrida nos games desde as primeiras versões de "Gran Turismo". "A RUF é uma fabricante com direitos legais para lançar carros e não somente uma modificadora. Eles manufaturam e melhoram os modelos desde o início e os resultados são únicos - carros incrivelmente rápidos e de ótima aparência".

Por fim, Greenwalt não explica as razões para a EA não liberar os Porsches, mas pede desculpas pela ausência desses carros em seu jogo "Sinto muito por isso. Os fãs não deveriam ter de se preocupar com isso, mas apenas estarem aptos a dirigir Porsches e Ferraris nos jogos que amam. A Porsche faz carros maravilhosos e sinto muito por não tê-los em 'Forza 4'.

Corrida séria no Kinect

Exclusivo para o Xbox 360, "Forza Motorsport 4" promete utilizar o melhor do Kinect, o acessório com sensor de movimentos do console.
Isso significa que os jogadores menos experientes poderão se divertir apenas estendendo as mãos e fingindo dirigir o veículo. Menus internos também serão acessados com um simples comando de voz, reduzindo consideravelmente o tempo perdido para entrar em cada área do game.

Para os apaixonados por carros, "Forza Motorsport 4" terá o modo Autovista, que permite visualizar todas as partes dos veículos e fornece informações detalhadas como a história da marca, o tamanho da roda e por aí vai. Além disso, jogadores veteranos também poderão se divertir com o tradicional sistema de upgrades e ajustes técnicos para melhorar o desempenho de suas máquinas.
"Forza Motorsport 4" chega ao Xbox 360 em 11 de outubro de 2011.

"FORZA 4" NO TRAILER EM VERSÃO EXTENDIDA DA E3 2011