Topo

Versão brasileira: veja os jogos em português que chegam até o fim de 2011

ANDRÉ FORTE

Colaboração para o UOL

01/09/2011 10h00

 
Desde "Phantasy Star", o clássico RPG para Master System que foi completamente traduzido pela Tectoy nos anos 80, poucos jogos receberam tratamento similar, com legendas e dublagem, das distribuidoras instaladas por essas bandas.
 
O motivo alegado pela maioria das empresas era sempre o mesmo: a baixa relação de custo benefício entre investir alto em profissionais de dublagem, tradução e desenvolvimento para localizar jogos que tinham pouca procura. Para complicar, a maioria dos jogos não contava com tramas muito elaboradas, o que diminuia a necessidade de tradução do conteúdo.
 
Agora, entretanto, o Brasil vive um panorama diferente. Com roteiros cada vez mais sofisticados nos games, personagens complexos e principalmente uma procura cada vez maior dos jogadores por jogos distribuidos de maneira oficial, as produtoras parecem descobrir que compensa agradar o público tupiniquim.
 
Veja a seguir uma lista de jogos dublados ou legendados em português que chegam até o final do ano, com suas datas de lançamento e características.

WORLD OF WARCRAFT

Plataforma: PC 
Conteúdo traduzido: totalmente localizado, com dublagem, legendas e textos em português.
Data de lançamento: 2011

Segundo a Blizzard, a localização de "World of Warcraft" é o maior trabalho de tradução para a língua portuguesa já realizado. O RPG online mais popular do mundo tem uma longa história e apresenta uma infinidade de informações importantes, por isso sua total compreensão é muito bem vinda. Outra ótima notícia é que o game vai rodar em servidores dedicados para o Brasil.

ASSASSIN'S CREED: REVELATIONS

Plataforma: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Conteúdo Traduzido: legendas em português
Data de Lançamento: Novembro de 2011

Apesar dos heróis Ezio Auditore e Altair não falarem português, a Ubisoft vai incluir legendas em nosso idioma para todos os jogadores brasileiros entenderem completamente a complexa trama de "Assassin's Creed: Revelations".

PRO EVOLUTION SOCCER 2012

  • DIVULGAÇÃO
  •  

Plataforma: PC, PlayStation 3 e Xbox 360 
Conteúdo Traduzido: narração, menus e informações em português
Data de Lançamento: 27 de setembro de 2011

Estreando em "PES 2011", o bem humorado narrador Silvio Luiz está de volta com seus inesquecíveis jargões. Ao seu lado está o jornalista Mauro Beting, que apesar de não mostrar a mesma desenvoltura de seu parceiro no jogo anterior, mostra conhecimento tático das pelejas.

LORD OF THE RINGS: WAR IN THE NORTH

Plataforma: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Conteúdo Traduzido: legendas em português
Data de Lançamento: 1 de Novembro de 2011

Brasileiros que se aventurarem em "Lord of the Rings: War in the North" terão uma ajuda extra para curtir a saga, que rola em paralelo com a trilogia "Senhor dos Anéis": legendas no nosso idioma.

UNCHARTED 3: DRAKE'S DECEPTION

Em "Uncharted 3", o português lusitano dos games anteriores da série dá lugar a novas dublagens com sotaque brasileiro. O primeiro trailer da versão brasileira gerou muita discussão na internet sobre a qualidade da dublagem dos games para o Brasil, o que mostra que o jogador quer games em nosso idioma, mas também quer localização de qualidade.

TRACKMANIA 2 CANYON

Plataforma: PC
Conteúdo Traduzido: legendas em português
Data de Lançamento: Setembro de 2011

Segundo a Ubisoft, a grande comunidade de "Trackmania" no país possibilitou uma versão nacional do próximo game, "Trackmania 2 Canyon". Os 500 mil brasileiros ativos no jogo faz a produtora considerar até a criação de conteúdo exclusivo para nosso país, como a adição de carros brasileiros e torneios regionais.

GEARS OF WAR 3

  • DIVULGAÇÃO
Plataforma: Xbox 360
Conteúdo Traduzido: legendas em português
Data de Lançamento: 20 de setembro de 2011
 
Ao contrário dos games da série "Halo", "Gears of War 3" não será dublado, porque a Microsoft teme descaracterizar o herói Marcus Fênix. Para compensar, todas as falas em inglês serão legendadas.

NEED FOR SPEED WORLD ONLINE

Plataforma: PC
Conteúdo Traduzido: legendas em português
Data de Lançamento: 2011

Segundo a Electronic Arts, 20 por cento dos jogadores de "Need for Speed World Online" são brasileiros e por isso o game vai receber em breve uma versão adaptada para o nosso país, com legendas em português e pagamento via boleto bancário.

F1 2011

Plataforma: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Conteúdo traduzido: dublagem e legendas em português
Data de Lançamento: 20 de setembro de 2011

As vozes por rádio da equipe técnica das escuderias serão dubladas em "F1 2011" . É a sua chance de ouvir em português aquele aviso "amigo" informando que o espanhol está mais rápido que você.

BATMAN: ARKHAM CITY

Plataforma: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Conteúdo Traduzido: legendas em português
Data de Lançamento: 18 de outubro de 2011

Santa versão brasileira, Batman! Todas as conversas de "Batman: Arkham City" serão legendadas, para a alegria dos fãs do Morcegão, que poderão curtir a aguardada aventura em português.