Topo

TGS 2011: "Black Knight Sword" resgata era de ouro dos games de plataforma em 2D

AKIRA SUZUKI

Enviado especial a Tóquio

19/09/2011 11h08

A parceria entre a Grasshopper Manufactures, liderado pelo excêntrico designer Suda 51, e a produtora húngara Digital Reality, deve ser motivo de alegria entre os jogadores entusiastas e que ao mesmo tempo são saudosistas. Explica-se: através dessa junção de forças estão saindo dois títulos cujo formato foi popular no passado, mas que atualmente não se vê muitos por aí.

Um deles é "Sine Mora", um jogo de tiro espacial com visão lateral, um estilo que ficou popular na década de 80. O outro é "Black Knight Sword", um título de ação e plataforma que UOL Jogos teve oportunidade de testar.

Como os próprios criadores admitem, clássicos como "Ghost 'n Goblins" e "Castlevania" foram inspiração para "Black Knight Sword". Como eles, o título da Grasshopper guarda um quê de terror e um estilo de game que mescla combate e ação de plataforma, com visão lateral.

Os controles são bem simples: o personagem principal pode andar, pular (até duas vezes) e atacar com a espada. Aliás, essa não é uma simples arma, mas uma criatura que contém uma alma. O espírito é usado para revelar plataformas escondidas, e assim poder avançar pelas fases.

Teatro de papel

Como é típico desse tipo de game, como já ensinou "Super Mario Bros.", há diversas áreas escondidas, que rendem benefícios para o jogador. Nesses lugares menos óbvios se pode encontrar alguns colecionáveis, como as cabeças de gato. Os produtores apenas não queriam revelar o que se ganha ao juntar esses itens.

A grande característica do game é seu estilo gráfico, que mais parece um teatro de papel. Lembra um pouco o que "Paper Mario" já tinha feito, mas "Black Knight Sword" é bem mais adulto e sombrio. Conforme o jogador vai avançandio pelas fases, o cenário, que parecem recortes, são montados e desmontados para contar uma história. Assim, a Grasshopper vem se tornando uma das produtoras que mais inovam no mercado, sem medo de errar.

"Black Knight Sword" será vendido por download através da PlayStation Store e Live Arcade. Por ora, ainda não há data de lançamento revelada para o jogo.

ASSISTA AO TRAILER DE "BLACK KNIGHT SWORD"

  •