Topo

TGS 2011: "Dragon's Dogma" tenta inovar com rede social de guerreiros e lutas com ação e estratégia

CLAUDIO PRANDONI

Enviado especial a Tóquio

19/09/2011 12h13

Depois de "Monster Hunter 3G", claro, um dos títulos mais disputados do espaço da Capcom na TGS 2011 era de "Dragon's Dogma", franquia inédita da empresa que se arrisca no ramo dos RPGs medievais de ação ocidentais, à la "Elder Scrolls".

UOL Jogos teve oportunidade de acompanhar uma demonstração a portas fechadas comandada pelo produtor Hiroyuke Kobayashi que exibiu detalhes do sistema de criação de personagens, recrutamento de aliados e batalhas.

O editor de herois não foge muito dos padrões de outros games do gênero, permitindo definir sexo, altura, complexão muscular, cor de pele, olhos, cabelo e outros detalhes adicionais curiosos, como a curvatura da coluna (dá para fazer um corcunda ou um guerreiro de peito erguido), maquiagens e pintura no rosto, cicatrizes pelo corpo todo e até colocar um olho de cor diferente do outro.

Na jogabilidade, "Dragon's Dogma" busca se diferenciar oferecendo uma espécie de rede social de herois. Durante a jornada é possível recrutar guerreiros e fazê-los evoluir, sendo que depois esses personagens podem ser enviados online (ou selecionados aleatoriamente pelo game) para o universo de outros jogadores.

Estes personagens podem também levar mensagens, imitando um pouco o sistema online de "Demon's Souls" que permite deixar dicas e avisos pelo caminho. Contudo, a rede online de "Dragon's Dogma" não vai além disso, ou seja, nada de se aliar a amigos e jogar juntos pela internet.

Lutas com ação e estratégia

Com seu grupo formado, é hora de explorar o imenso mundo aberto, que segua a filosofia "GTA" de ser de que "se você pode ver, você pode alcançar". Kobayashi demonstrou isso com um enorme ceclope visto ao longe em uma montanha. Para acelerar a jornada, que levaria cerca de 15 minutos andando (o equivalente a sete horas no universo do jogo), usou-se um feitiço de teleporte.

Na luta contra o monstro, entra em cena um sistema de estratégia vagamente similar aos gambis de "Final Fantasy XII", já que é necessário dar ordens para seus aliados durante a luta. "Dragon's Dogma" dispensa o uso de pontos de magia (o tal do MP), então para soltar feitiços mais fortes é necessário segurar por mais tempo o botão de magia.

Por mais que pareça a princípio apenas uma versão da Capcom para um gênero de game consolidado por produtoras ocidentais, "Dragon's Dogma" reúne doses de conteúdo e refinamento aliadas ideias novas que dão personalidade ao game. Pode acabar não sendo um título revolucionário, mas tem tudo para empolgar quem gosta de aventuras do tipo.

"Dragon's Dogma" tem lançamento marcado para 2012, em versões para PlayStation 3 e Xbox 360.

ASSISTA AO TRAILER DE "DRAGON'S DOGMA"

  •