Topo

Top 10 UOL Jogos: Games imperdíveis do Super Nintendo

PABLO RAPHAEL

da Redação

20/09/2011 17h42

O Super Nintendo é um dos consoles lembrados com mais carinho por quem jogava videogame na década de 1990. A plataforma 16-bits da Nintendo recebeu muitos jogos que hoje são considerados clássicos e mesmo 20 anos depois da chegada do SNES ao ocidente, povoam as lembranças de infância de toda uma geração de jogadores.

Entre as centenas de títulos lançados para Super Nintendo, alguns se destacam. Veja a seguir os 10 jogos obrigatórios do SNES de acordo com a redação de UOL Jogos e não deixe de contar quais são os seus games preferidos, em nossa sessão de comentários:

10 - Super Castlevania IV
Lançamento: 1991  |  Distribuidora: Konami

  • "Super Castlevania IV" soube usar os recursos visuais do Super Nintendo

O caçador de vampiros Simon Belmont atravessa a Transylvania, chicote em punho, para enfrentar o Conde Drácula e seus asseclas malignos em "Super Castlevania IV", uma versão melhorada da série da Konami que já havia se consagrado no NES.

O game demonstrava o poderio gráfico do Super Nintendo, com transparências, câmaras giratórias e chefes gigantes, entre outros efeitos especiais. "Super Castlevania IV" também foi o último jogo da série com um visual realista. Depois dele, todos os "Castlevania" adotaram um estilo próximo ao anime.

 

 9 - Final Fantasy VI
Lançamento:
1994 | Distribuidora: SquareSoft

  • Magia e tecnologia se encontram em "Final Fantasy VI", RPG para SNES

Lançado no ocidente como "Final Fantasy III", o sexto game da série de RPG da SquareSoft - hoje, Square Enix - é o último episódio feito em sprites 2D, antes da produtora partir para o reino poligonal do PlayStation.
 
A aventura conta a história de Terra, uma jovem garota que redescobre a magia em um mundo dominado por um império tecnológico. "Final Fantasy VI" tem momentos marcantes para os fãs de RPGs nipônicos, como a Opera House, e uma das melhores trilhas sonoras já feitas para um game.

8 - Super Metroid
Lançamento:
1994  |  Distribuidora: Nintendo

  • Samus ganhou novas habilidades em "Super Metroid"

"Super Metroid" representou um avanço enorme na série de ficção-científica da Nintendo. A caçadora de recompensas Samus Aram ganhou novas habilidades e agora pode correr, se pendurar nas paredes, atirar em mais direções e se abaixar.

São tantas pequenas inovações que fica difícil jogar o "Metroid" original depois que você se acostuma com a versão do Super Nintendo.

O game consagra o formato de exploração não-linear dos estágios e inclui também traz itens bacanas para Samus. O visual caprichado dos inimigos é outro ponto que faz "Super Metroid" um jogo inesquecível.

7 - Street Fighter II: The World Warriors
Lançamento:
1992 | Distribuidora: Capcom

  • "Street Figher II" para Super NES ainda é o game mais vendido da Capcom

O maior fenômeno dos fliperamas, "Street Fighter II", chegou ao SNES de forma avassaladora: até hoje, é o game mais vendido da Capcom e foi o grande responsável pelo sucesso comercial do console da Nintendo. Há quem diga que "Street Fighter II" seja a razão para o Super Nintendo possuir um controle de 6 botões.

Apesar de não ser idêntico ao arcade, com um elefante a menos no estágio da Índia e menos quadros de animação, o game reproduzia a emoção das lutas entre Ryu, Ken, Chun Li e os outros guerreiros mundiais. O SNES também recebeu as edições "Street Fighter II: Turbo" e "Super Street Fighter II".

6 - Super Mario World 2: Yoshi's Island
Lançamento:
1995  |  Distribuidora: Nintendo

  • Baby Mario tem o choro mais irritante dos videogames

Mais do que uma sequência para "Super Mario World", "Yoshi's Island" era um jogo completamente novo, em que você controla o dinossauro Yoshi e carrega um Mario bebê através de uma ilha desenhada como em uma pintura.

"Yoshi's Island" merece ser jogado pela inovação, a mecânica de jogo baseada nas habilidades do dinossauro ao invés do uso de power-ups e pela exploração de seus 54 estágios (incluindo 6 fases bônus). Difícil é aguentar o choro do Baby Mario!

 

5 - Rock'n Roll Racing
Lançamento:
1993 | Distribuidora: Interplay

  • Clássicos do rock sintetizados dão o tom das corridas em "Rock'n Roll Racing"

Mais conhecida atualmente por "World of Warcraft", "Diablo" e "StarCraft", a Blizzard produziu também essa jóia do Super Nintendo. "Rock'N Roll Racing" é um jogo de corrida futurista, com visão isométrica.

Para vencer é preciso atrapalhar os adversários, disparando lasers e mísseis ou deixando minas e poças de óleo pelo caminho. Não é o único bom jogo de combate veicular do SNES, mas a trilha repleta de hinos como "Born to be Wild" e "Bad to the Bone" garantem o lugar de "Rock'N Roll Racing" nessa lista.

4 - Super Mario World
Lançamento:
1990  |  Distribuidora: Nintendo

  • O dinossauro Yoshi fez sua estréia em "Super Mario World"

Quem teve um Super Nintendo, com certeza jogou "Super Mario World", afinal, o game acompanhava o console.

A primeira aventura de Mario em 16-bits impressionou os jogadores com os cenários detalhados e a estréia do dinossauro Yoshi.

Itens especiais, como a capa de Super Mario e outros power-ups davam habilidades especiais ao encanador, permitindo a exploração do jogo em busca de seus segredos, como passagens por trás do cenário e até um mundo secreto.

 

3 - Legend of Zelda: A Link to the Past
Lançamento: 1991 | Distribuidora: Nintendo

  • Explorar o reino de Hyrule é só o começo da aventura em "A Link to the Past"

Um dos melhores jogos produzidos pela Nintendo, "A Link to the Past" é um retorno às origens de "Legend of Zelda", mas com todo o capricho visual e sonoro que o SNES permitia.

No game, Link precisa encontrar a Master Sword e enfrentar um feiticeiro, que, por sua vez, cria um portal de Hyrule para o Dark World, um mundo sombrio onde a verdadeira aventura começa. Um clássico que deve ser jogado por todos que apreciam os videogames.

2 - Donkey Kong Country
Lançamento:
1994  |  Distribuidora: Nintendo

  • "Donkey Kong" surpreendeu com seus gráficos de ponta

Lançado pela Rare no fim da vida do Super Nintendo, "Donkey Kong Country" mostrou que o console da Nintendo ainda era capaz de surpreender: embora fosse um jogo de plataforma com deslocamento lateral, seus gráficos eram pré-renderizados em 3 dimensões, um visual digno da "nova geração" que surgia no horizonte.

Na aventura que redefiniu o papel do gorilão nos jogos da Nintendo, Donkey Kong e o pequeno Diddy Kong precisam recuperar suas bananas, roubadas pelos crocodilos Kremlings.

1 - Chrono Trigger
Lançamento:
1995 | Distribuidora: SquareSoft

  • "Chrono Trigger" é, ainda hoje, uma aula sobre como fazer um RPG japonês

"Chrono Trigger" é considerado por muitos um dos melhores games de todos os tempos. A SquareSoft reuniu um verdadeiro "time dos sonhos" dos RPGs nipônicos para desenvolver o jogo: Akira Toriyama, de "Dragon Ball" e "Dragon Quest", criou os personagens; Hironobu Sakagushi, de "Final Fantasy", foi o produtor; a trilha sonora ficou nas mãos de Nobu Uematsu, também da série "Final Fantasy".

"Chrono Trigger" é uma jornada épica envolvendo viagens no tempo, personagens carismáticos, 14 finais diferentes, sistemas inovadores de combate e que ainda por cima, faz piada com as convenções do gênero. O melhor RPG do SNES introduziu o conceito de New Game +, que permite começar o jogo novamente após terminar, mas preservando o progresso dos personagens.

Relembre "Chrono Trigger" na versão para Nintendo DS

  •