Topo

Criador de "Guitar Hero" fala sobre jogos de dança e música brasileira; assista a entrevista

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

29/09/2011 07h00

  •  

O que aconteceu com os games musicais? Será que "Guitar Hero" e "Rock Band", grandes estrelas do mercado até pouco tempo atrás morreram de vez?

Para Alex Rigopulos, fundador da Harmonix e criador das duas séries de jogos musicais, eles não morreram: "os jogos musicais estarão sempre por aí, simplesmente porque a música estará sempre viva também".

"Acredito que uma das razões para o negócios de games de banda não ser mais tão grande quanto antes é que eles não evoluiram e tanto e o grande público exige mudanças constantes e novidades", completa ele.

De fato, parece que a própria Harmonix já acertou a mão nas novidades com o "Dance Central", game de dança que usa o Kinect, acessório do videogame Xbox 360 que captura os movimentos dos jogadores, sem precisar de controles.

Este foi um dos assuntos abordados em entrevista exclusiva que UOL Jogos realizou com Rigopulos neste mês de setembro, no Japão, e que você pode assistir na íntegra na janela logo acima.

Além disso, o produtor falou também de sua formação como músico clássico, qual seria o game musical dos sonhos dele e até admitiu ser fã de música brasileira, como a bossa nova e o movimento cultural Tropicália.

BREVE HISTÓRICO DOS GAMES MUSICAIS

2005: Harmonix lança o primeiro "Guitar Hero" pela distribuidora Red Octane
2006: Activision compra a Red Octane e leva junto a série "Guitar Hero"
2006: MTV Networks compra a Harmonix
2007: "Guitar Hero III" torna-se o primeiro jogo de videogame da história a arrecadar mais de US$ 1 bilhão LEIA MAIS
2007: Harmonix lança, pela distribuidora Electronic Arts, o primeiro "Rock Band", que inova com a inclusão de bateria aos instrumentos
2009: Harmonix lança "The Beatles: Rock Band", jogo totalmente dedicado à lendária banda inglesa LEIA MAIS
2009: Activision lança "DJ Hero" e "Band Hero", games musicais derivados de "Guitar Hero"
2010: Devido a queda de lucros, Harmonix é vendida por US$ 200 milhões LEIA MAIS
2010: Por meio da Microsoft, Harmonix lança "Dance Central", jogo de dança para Kinect que se torna um dos games de mais sucesso para o aparelho LEIA MAIS
2011: Activision decide "dar um tempo" com "Guitar Hero" LEIA MAIS