Topo

UOL Jogos testou: beta do multiplayer de "Battlefield 3" tem visual lindo e mapas inteligentes

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

29/09/2011 17h19

"Battlefield 3" chega batendo de frente com tudo contra "Call of Duty: Modern Warfare 3" em relação à campanha para um jogador, mas não economiza munição também nas opções de combate no multiplayer online, conforme mostra a prévia do teste beta do jogo.

Além do visual impressionante e arrebatador, que já virou marca registrada deste "Battlefield 3", o game apresenta mapas imensos, com grande variedade de caminhos e áreas amplas para duelos e um bom número de armas, que permitem tanto atuar como um batedor (correndo mais rápido na frente dos outros), um soldado de linha de frente ou até como franco-atirador. Claro, para veteranos da franquia não há nada de muito novo - de fato, este beta ainda não conta com veículos, uma marca registrada da série.

Um ponto interessante de notar é como os mapas incentivam o trabalho em equipe: áreas imensas se afunilam em corredores intrincandos que se encaixam como peças de quebra-cabeça. Nada ali é por acaso, cada área serve a um propósito, a uma das funções disponíveis na equipe. Adicionalmente, os ambientes enormes permitem times igualmente vigorosos, com uma média de 15 soldados para cada lado.

Nos testes realizados pela equipe de UOL Jogos na versão do beta para PC, as partidas rodaram lisas, sem problemas de lag ou queda de conexão no meio. Contudo, iniciar o jogo não foi tarefa tão simples, já que o sistema de match making ainda pena para encontrar servidores disponíveis.

Outros problemas ainda decorrentes do fato de se tratar de uma versão beta são animações estranhas, defeitos de colisão e algumas texturas ainda em baixa resolução. Porém, mesmo com esses probleminhas, "Battlefield 3" é lindo, e encanta principalmente pelos efeitos de luz, partículas e o design inteligente das fases.

"Battlefield 3" terá versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 e tem lançamento marcado para dia 25 de outubro.

OUTRA OPINIÃO

PABLO RAPHAEL
da Redação


Nos consoles, "Battlefield 3" não oferece uma experiência visual tão impactante quanto em um PC poderoso, mas não se engane, não é um jogo feio. Muito pelo contrário, com cenários cheios de detalhes e iluminação caprichada, o game da DICE está entre os mais bonitos dessa geração.

Em termos de jogo, a diversão nos consoles é, no mínimo, a mesma de jogar no computador - talvez até maior, já que as partidas da fase beta parecem estar mais estáveis no PlayStation 3 e Xbox 360.

Nesse primeiro contato com o jogo, a maior novidade está na movimentação fluida dos personagens, que usa o mesmo motor do esportivo "FIFA 12".

Saltar por uma cerca envolve apenas correr em sua direção e pressionar um botão para que o soldado se jogue por sobre o obstáculo, sem pausas ou animações que, além de cortar o ritmo da ação, costumam ser fatais em jogos como "Call of Duty: Black Ops" ou mesmo "Bad Company 2", game mais recente da série "Battlefield".

Agora, você também pode atirar nos inimigos enquanto rasteja, sem parar de se mover. Claro, os disparos não são muito precisos, mas garantem o fogo de supressão ao escapar de um oponente que apareça de surpresa no caminho.

O único mapa disponível por enquanto, "Operation Metrô", é um ótimo exemplo da experiência da EA DICE com multiplayer: suas 3 áreas são planejadas para proporcionar desafio constante aos jogadores, com a vantagem passando do time atacante para os defensores conforme o mapa é aberto e, em sua última área, o cenário é equilibrado, para que vença o time melhor organizado.

VEJA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM PRODUTOR DO JOGO

  •