Topo

"FIFA 12" para X360 é adiado de novo no Brasil; Warner não dá explicação

CLAUDIO PRANDONI e PABLO RAPHAEL

da Redação

06/10/2011 12h46

Fãs de futebol e donos de Xbox 360 vão ter de ser ainda mais pacientes aqui no Brasil: a versão para o console de "FIFA 12" foi adiada pela segunda vez no país.

Anteriormente, as versões de PC, PS3 e X360 foram adiadas do fim de setembro para esta quinta-feira, dia 6 de outubro. Contudo, durante a semana, várias pessoas foram informadas pelas lojas em que compraram o game na pré-venda que o jogo chegaria depois.

Segundo apurou a reportagem de UOL Jogos, as novas datas de entrega do "FIFA 12" de Xbox 360 variam entre 18 de outubro a 4 de novembro nas lojas que estão vendendo o game. Entramos em contato com a Warner para esclarecer qual é exatamente a nova data e o motivo para o atraso, mas a empresa não respondeu a nenhuma das questões até a publicação desta reportagem.

QUANDO CHEGA?

Não há um consenso sobre qual é a nova data de chegada do "FIFA 12" de Xbox 360 no mercado nacional.

Pesquisando em algumas das principais redes de lojas do país, encontramos as seguintes datas:
Proximo Games: 18/10
Saraiva: 25/10
Fnac: 30/10
Ponto Frio: 04/11

A situação afeta não apenas a vida de quem joga, mas também de quem vende. "Tenho mais de 100 pré-vendas feitas, agora tenho de ficar atendendo telefone aqui na loja e explicando o que aconteceu", conta Thiago Stamm, gerente da Proximo Games, de Curitiba. "Se eu quiser, posso ter o 'FIFA' semana que vem, temos a opção da importação, mas aí deixa de ter sentido a parceria no Brasil com a Warner".

Stamm diz ainda que a loja foi informada oficialmente apenas hoje pela Warner sobre o atraso. "Geralmente, a gente fica sabendo por outros meios, aí liga para a Warner e confirma. Neste caso do 'FIFA' eu liguei ontem e fiquei sabendo, mas só hoje chegou uma carta oficial informando o atraso", explica ele.

Situação parecida aconteceu com Marcos Khalil, sócio fundador da UZ Games, uma das maiores redes de lojas de jogos eletrônicos do país. "Vendemos mais de mil peças de pré-venda do jogo, a maioria de Xbox 360. Tive de fazer um monte de devolução de dinheiro", revela.

Contudo, Khalil explica também que a chegada do games às lojas "não depende da Warner Brasil ou da Electronic Arts, mas sim da Receita Federal, para liberar a mercadoria; o atraso deve ser porque a receita segurou por algum motivo". "Sei que a Warner fez tudo dentro do que ela podia, da forma mais honesta possível", complementa. "Se algum lojista hoje em dia tem um "FIFA 12" de Xbox 360 para vender, é porque não passou pela Receita Federal e tem algo irregular ali; veio do Paraguai, de Miami ou outro lugar".

Enquanto isso, usuários reclamam sobre a situação em redes sociais, como o Twitter e Facebook. Veja as opiniões de alguns deles.

@DuckMustaine
Cara, o atraso é vergonhoso. Pretendo sim comprar logo o importado. Isso é brincadeira de mau gosto com o consumidor. Do nada mudam a data de lançamento e quem comprou na pré-venda fica que nem besta esperando. Não é justo.

@brunogil
Óbvio! Segundo ano seguido que isso acontece. Palhaçada com o publico que quer fortalecer o mercado nacional.

@HiginoFelipe
Achei uma falta de respeito! Vou ficar com jogando o Fifa 11 até chegar. Mas se adiarem novamente eu cancelo.

@vx_paulo
Não comprarei mais nenhum jogo em pré venda da EA.

@brunogil
Simplesmente ridículo, devo fazer a mesma coisa do ano passado: cancelar e comprar o ‘ilegal'.

@REGISFEANOR
Comprei em setembro e cancelei hoje.

@harlennaves
Sinto-me enganado pela Warner. Este é o prêmio para quem compra jogos originais, a falta de consideração é tremenda.