Topo

Para co-presidente da Naughty Dog, "Uncharted 3" é o melhor jogo já feito pela empresa

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

19/10/2011 18h11

Viagens pelo mundo. Cidades e tesouros secretos. Dotes atléticos e habilidade com armas - e uma boa dose de carisma com o sexo oposto.

Todas essas características se adequam perfeitamente a uma história estrelada por Indiana Jones, Lara Croft e, nos últimos, o novato Nathan Drake, da série de jogos "Uncharted", que em novembro volta ao PlayStation 3 em "Uncharted 3".

Enquanto Indy sacramentou um estilo próprio de aventura nos cinemas nos anos 80 e Lara adaptou bem o gênero para os videogames na década seguinte, Drake une o melhor dos dois mundos nos anos 2000, apresentando jornadas com controles empolgantes e qualidade visual digna dos melhores blockbusters de Hollywood.

Contudo, os produtores do game não enxergam Drake como herdeiro do legado de seus antepassados. "Nunca pensamos nisso! Não gostamos de traçar paralelos com nossos concorrentes - e nem somos motivados por essas comparações", contou Evan Wells, co-presidente do estúdio Naughty Dog, em meio a risadas.

"Apenas buscamos criar a melhor experiência possível e permanecer fiel às raízes da franquia e acho que estamos fazendo isso bem. Desde o início, queríamos criar um jogo com estilo de filme blockbuster e acho que finalmente conseguimos isso com 'Uncharted 3'.

Com certeza este é o melhor jogo da Naughty Dog", completa ele, fazendo referência ao game de PlayStation 3 que chega ao Brasil no dia 11 de novembro.

INDIANA DRAKE

Divulgação
O pessoal da Naughty Dog rechaça qualquer comparação entre Nathan Drake e Indiana Jones, mas não perdeu a chance de tirar uma casquinha do velho Indy: no Japão, a Sony contratou Harrison Ford para estrelar uma série de comerciais do game.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Inicialmente previsto para dia 1º de novembro (data em que chega aos EUA), o game foi adiado por questões de produção.

Os discos são prensados na Sony DADC, em Manaus, e como a produção de "Uncharted 3" foi finalizada muito próxima ao seu lançamento a fábrica precisa de mais tempo para poder produzir discos suficientes do jogo, conforme explicou o gerente de produtos da Sony, Ricardo Filó.

Ao menos, o título marca a estreia da série com legendas e dublagem em português. O pedido para isso, aliás, partiu da própria Naughty Dog, revelou Wells.

Logo após o fim de "Uncharted 2", a produtora percebeu que o Brasil figurava entre os países que mais jogavam o modo multiplayer online do game. Assim, decidiu dar mais atenção aos gamers daqui e pediu à Sony Computer Entertainment America pra incluir o idioma em "Uncharted 3".

DISCO RISCADO?

  • A dublagem de "Uncharted 3" tem sido ponto de crítica por parte dos jogadores. Segundo a Sony do Brasil, o primeiro trailer dublado sofreu problemas de mixagem de áudio e sincronia labial que estão sendo resolvidos para o produto final. O que você achou?

     

O bate-papo com o executivo rendeu ainda outros comentários interessantes sobre "Uncharted: Golden Abyss" para o portátil PS Vita, o futuro da empresa e mais. Leia abaixo os melhores momentos.

Uncharted: Golden Abyss
"O pessoal da Bend Studio, que está trabalhando no game, é uma equipe de muito talento, mostrou isso com o 'Resistance: Retribution' do PSP.

Nós da Naughty Dog estamos apenas supervisionando".
 

PS Vita
"Nós preferimos nos focar apenas em um console por vez.

Não gostamos da ideia de ter que adaptar nossas tecnologias para outra plataforma e aí ter que dar apoio para as duas plataformas ao mesmo tempo".


Multiplayer
"O modo co-op é muito bom, mas a função de Treasure Drop é ainda melhor. Conforme você joga o multiplayer, é possível que alguns inimigos deixem itens raros, como armas e roupas para você usar".

Integração com Facebook
"Caso pegue itens repetidos no modo multiplayer, você pode publicá-los em sua página no Facebook para trocar com outros jogadores. Você também pode exibir no game sua foto e nome na rede social".