Topo

Impressões: Heróis de "Warcraft", "Diablo" e "StarCraft" se enfrentam em "Blizzard Dota"

PABLO RAPHAEL

Enviado especial a Anaheim*

24/10/2011 19h41

Arthas versus Kerrigan. Nova contra Tyrael. Thraal versus Jim Raynor. Heróis e vilões das franquias "Diablo", "Warcraft" e "StarCraft" se enfrentam na arena de "Blizzard DOTA".

Desenvolvido com o motor de "StarCraft II", "Blizzard DOTA" preserva muito da mecânica do mod original: 2 times de heróis lutam para avançar em um único mapa, até conseguir colocar abaixo a base do time rival.

Os heróis são acompanhados por pequenas unidades geradas automaticamente e por torres de defesa que protegem as estradas para as bases. Ao derrotar inimigos o herói ganha dinheiro e acumula experiência. Ao subir de nível, pode escolher novos poderes ou fortalecer um poder já existente.

Para quem jogou "Dota" no passado, tudo é muito familiar, desde as estratégias de ataque e defesa até a vontade de xingar um oponente "apelão" e a vibração com a vitória. É um game bastante competitivo e que exige atenção e trabalho em equipe.

Porém, na prática tudo é novo: os personagens são divididos em 4 classes: Tank, DPS, Support e Siege. Cada herói possui 3 poderes específicos que são aprimorados no decorrer da partida, uma montaria e claro, pode comprar itens especiais - ou ganhar armas e criaturas derrotando monstros espalhados pelo mapa.

Visualmente, o game pouco lembra "StarCraft II". Assim como os personagens disponíveis, o cenário parece uma bela mistura das franquias da Blizzard, com as bases e torres futuristas de "StarCraft", monstros e florestas dos mundos de fantasia de "Diablo" e "Warcraft".

O que é Dota

"Dota", sigla para "Defenders of the Ancients", é o mais popular "mod" de "Warcraft III" já lançado. Inspirado por "Aeon of Strife", mod de "StarCraft", o jogo acabou virando sinônimo de um gênero que mistura ação, estratégia e defesa da torre.

O gênero, também chamado de MOBA - Multiplayer Online Battle Arena - está mais em voga do que nunca, com games como "League of Legends" conquistando muitos adeptos e "Dota 2", da Valve, em produção. O game da Valve, por sinal, é desenvolvido por membros da equipe por trás do "Dota" original.

Os produtores ainda não sabem como será a distribuição do game: é possível que "Blizzard DOTA" seja parte da Starter Edition de "StarCraft II" quando estiver pronto.

Sempre envolvida em projetos de grande escala, é interessante ver a Blizzard trabalhando também em um jogo de menores proporções. Seu sucesso pode abrir espaço para outras investidas similares no futuro.

Previsto apenas para PC, até o momento, "Blizzard DOTA" não possui uma data de lançamento definida.

*O jornalista viajou a convite da Blizzard