Topo

Foxconn vai produzir games e consoles no Brasil

THÉO AZEVEDO

da Redação

31/10/2011 17h11

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) aprovou projeto da Foxconn Moebg para diversificação da fábrica em Manaus com o objetivo de produzir games e consoles, além de celulares e máquinas fotográficas.

No exterior, vale destacar, a Foxconn é a responsável por produzir jogos e consoles da Nintendo e os videogames da Sony. Contudo, de acordo com a Suframa o projeto foi apresentado sem a indicação de qual seria a marca a ser produzida em Manaus.

Segundo Oldemar Ianck, superintendente em exercício da Suframa, o projeto envolve mídia e hardware. Ou seja, o projeto abrange mesmo jogos e consoles.

Segundo o jornal o Estado de S. Paulo, a Foxxcon deve receber US$ 31 milhões para a produção de games, com geração de 214 empregos em três anos. O projeto seria oficialmente anunciado em novembro.

A Microsoft deu o primeiro passo e, desde 5 de outubro, monta o Xbox 360 nas instalações da Masa Flextronics, também em Manaus, derrubando em 40% o preço do videogame no Brasil. Já a Sony afirmou, em entrevista ao UOL Jogos, que também estuda a possibilidade de fabricar no Brasil a linha PlayStation, embora ainda acredite na redução da carga tributária sobre consoles e jogos importados.

Fabricado no Brasil

A Foxconn é uma das maioras fabricantes de componentes eletrônicos do mundo. Em 2009, seu faturamento chegou a US$ 61,5 bilhões. Apenas no sul da China, tem cerca de 400 mil funcionários. A empresa taiwanesa já confirmou que vai fabricar no Brasil o famoso tablet da Apple, o iPad.