Topo

Lojas registram aumento superior a 200% nas vendas do Xbox 360 montado no Brasil

THÉO AZEVEDO

Da Redação

08/11/2011 16h09

Desde 5 de outubro o Xbox 360 vendido no Brasil por vias oficiais é montado em território nacional, processo que reduziu o preço do console em 40%. E bastou um mês para as vendas explodirem, alcançando 200% em redes como Fnac e UZ Games em comparação ao aparelho importado. Na Saraiva a performance do videogame em outubro já superou as vendas totais registradas em 2010.

O desempenho da “caixa” surpreendeu até mesmo Guilherme Camargo, gerente da divisão Xbox no Brasil: “Sabíamos que havia uma demanda reprimida, mas vendemos a mesma quantidade de peças nas quatro semanas de outubro, performance que esperávamos apenas para a primeira semana”. O executivo acredita que alguns consumidores podem ter antecipado as compras de Natal.

DESEMPENHO DO XBOX 360 NACIONAL EM OUTUBRO

UZ Games
Aumento de 216% nas vendas.
FNAC
Aumento de 200% nas vendas, o que alçou o Xbox 360 ao 1º lugar de vendas entre os consoles, fato inédito na loja.
Saraiva
Xbox 360 vendeu 8 vezes mais em outubro em comparação ao mesmo período no ano passado. A performance do console em outubro já supera o total de vendas de 2010.
Walmart
Vendas mais que dobraram em relação a setembro.

Na Fnac, o reinado do PlayStation 3 acabou: pela primeira vez o Xbox 360, que chegou a ficar atrás até do Wii, ultrapassou o console da Sony, graças a um aumento de 200% nas vendas. Para Fernando Sant'Ana, porta-voz da rede, o Xbox 360 passou a ser o 2º console de muitos consumidores que já possuem um PS3. “As vendas de jogos também dispararam, mas ainda estão atrás do PS3”, conta.

Na Saraiva, foi comercializada em outubro uma quantidade de Xbox 360 oito vezes superior ao mesmo mês no ano passado.

Procurada pelo UOL Jogos, a UZ Games, maior varejista especializado em jogos do país, emitiu o seguinte comunicado, assinado pelo proprietário da rede, Marcos Khalil: “No último mês, com a diminuição do preço do Xbox 360, tivemos um aumento de vendas de 216%. Isso prova o que a gente vem defendendo há muito tempo, ou seja, que o Brasil é um mercado enorme e que o brasileiro quer comprar produtos originais e no mercado oficial. Ele só precisa ter preços mais justos”.

Já o setor de e-commecer do Walmart classificou como "expressivo" o desempenho do Xbox 360 em outubro, revelando que as vendas mais que dobraram.

Até agora, os pacotes preferidos do público são o Xbox, por R$ 799, e o pacote que inclui o Kinect, por R$ 1.099, ambos com memória interna de 4GB.

Enquanto isso, Sony e Nintendo fazem mistério sobre eventuais planos de seguir os passos da Microsoft e também fabricar (ou montar) seus respectivos consoles localmente. Porém, seja como for é bom fazê-lo logo, pois a vantagem competitiva da “caixa” em sair na frente já está fazendo a diferença.

O QUE MUDA COM O X360 MONTADO NO BRASIL?