Topo

Nintendo responde a críticas da PETA sobre roupa de guaxinim de "Super Mario 3D Land"

do Gamehall

15/11/2011 14h30

Após a PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, em português) criticar a roupa Tanooki que transforma o Mario em guaxinim em "Super Mario 3D Land", agora é a vez da Nintendo se manifestar para defender o mascote bigodudo da ira desses defensores dos animais.

"Mario às vezes pega a aparência de determinados animais e objetos em seus jogos", respondeu um porta-voz da Nintendo ao site Eurogamer nessa terça-feira (15).

"Isso inclui um sapo, um pinguim, um balão e até uma versão metalizada de si próprio. Essas alegres e extravagantes transformações dão a Mario diferentes habilidades e fazem seus jogos divertidos de jogar. As diferentes formas do Mario não levam a qualquer debate externo além dos próprios jogos", finaliza.

A polêmica começou quando a organização criou o site "Mario Kills Tanooki" (em português, "Mario mata guaxinim), que acusa o personagem de passar a ideia que "é normal usar roupas com peles de animais".

Em defesa da Nintendo também está o fato de os Tanukis serem lembrados no Japão como uma divertida figura mitológica. Segundo as lendas locais - tais bichos são encontrados na floresta com grandes testículos e com uma garrafa de saquê em uma das mãos.

Não é raro também avistar estátuas dos Tanukis em bares e restaurantes, como forma de atrair clientes."Tanukis são associados a também símbolos de boa sorte na cultura japonesa", explica o autor do guia Yokai Attack, Matt Alt, ao site americano Kotaku.

"Entendo que eles queriam aumentar a visibilidade dos Tanukis em geral, mas relacionar isso ao Mario é um mal entendido cultural épico", finaliza Alt.

Roupa velha, 3D novo

Primeira aventura de Mario para o portátil 3DS, "Super Mario 3D Land" mescla visuais de "Super Mario Galaxy" e ambientes inspirados em "Super Mario 64" para dar vida em três dimensões ao herói do reino dos Cogumelos.

Apostando alto no apelo clássico, o bigodudo enfrentará desafios como os icônicos navios de "Super Mario Bros. 3" e até usará a roupa de guaxinim, famosa por dar a habilidade de voar para o Mario no mesmo jogo.

"Super Mario 3D Land" é exclusivo para 3DS e chega ao Brasil em 13 de novembro.

 

VEJA O COMERCIAL AMERICANO DE "SUPER MARIO 3D LAND"

  •