Topo

Tragédia de 11 de setembro atrasou lançamento de "GTA III", diz produtor

do Gamehall

20/11/2011 18h13

Comemorando 10 anos, "Grand Theft Auto III" foi lançado em 22 de outubro de 2001, mas segundo o o co-fundador da Rockstar, Dan Houser, o jogo poderia ter saído antes, caso não ocorresse o atendado terrorista de 11 de setembro meses antes.

Em entrevista ao site da Edge, o executivo avisa, porém, que há certo equívoco dos que atribuem ao atentado boa parte dos cortes no jogo e, principalmente, que tais mudanças teriam forçado uma mudança na data em que o game chegou às lojas.

"Algumas pessoas acreditam que nós removemos uma enorme lista de missões devido alguma referência no código para um personagem chamado Darkel, mas ele já tinha sido cortado meses antes e tais missões nunca foram concluídas", explica.

"Fizemos algumas alterações após o 11 de setembro, mas elas eram muito cosméticos. A maioria dos atrasos no lançamento se deu pelo fato de nosso escritório em Nova Iorque ser muito perto do marco zero da cidade, e assim, qualquer trabalho que deveria ser feito lá se tornou impossível naquela época", diz.

"O clima no escritório foi muito perturbador, inquietante e esmagador. Mas nós também sentíamos que, apesar dos problemas na Take Two, nós teríamos que terminá-lo".

Por fim, Houser comentou o que de fato mudou no jogo final "Alteramos a cor dos carros de polícia para que eles não fossem idênticos aos da Polícia de Nova Iorque, alteramos a trajetória do voo de um avião para que ele não voasse a caminho de um arranha-céu e removemos uma missão, uma vez que fazia referência aos terroristas, além de algumas falas de rádio e diálogo entre pedestres", finaliza.

Ladrão de carros

Lançado em 2001 para PlayStation 2, Xbox e computadores, href="https://jogos.uol.com.br/playstation2/fichas/grand-theft-auto-3.htm">"Grand Theft Auto III" marcou definitivamente o lugar da série entre os títulos mais populares de videogame, influenciando não só os jogos desenvolvidos pela Rockstar Games dali em diante, como toda a indústria de jogos eletrônicos.

Na trama, o protagonista conhecido como Claude precisa cumprir missões nada ortodoxas em uma cidade aberta. Para chegar nos locais, o 'herói' pode roubar qualquer carro disponível nas ruas.