Topo

Com premiação em segundo plano, VGA 2011 foi palco para jogos promissores de 2012

da Redação

12/12/2011 14h11

No último sábado (10) vários jogadores ficaram ligados no Video Game Awards 2011, premiação criada para reconhecer games e personalidades da indústria dos jogos. Entretanto, na edição deste ano o foco foi a grande lista de títulos que serão lançados em 2012.

Uma das novidades da apresentação foi "The Last of Us", game dos criadores de "Uncharted". Exclusivo para PlayStation 3, este jogo traz uma história de sobrevivência em um mundo tomado pela vegetação selvagem, onde existem seres macabros e assustadores contra os quais o jogador deve lutar.

Ainda no campo das exclusividades está "Alan Wake's: American Nightmare", que será disponibilizado para download no Xbox Live em data a definir. Neste game, Alan deve enfrentar Mr. Scratch, versão maligna e sombria dele mesmo que está "tocando o terror" numa região que lembra a cidade do game original.

De criadores consagrados, a novidade ficou por conta de "Fortnite", game com visual cartunesco e zumbis que leva a assinatura de Cliff Bleszinsky, responsável pela série "Gears of War". Pouco foi revelado sobre o título, mas já é sabido que o jogador deve criar um forte de batalha para lutar contra as criaturas do além.

Outro que deu as caras por lá foi "Command & Conquer: Generals 2", game baseado na famosa série de estratégia em tempo real e que está sob os cuidados da BioWare, de "Mass Effect" e "Dragon Age". O game está sendo desenvolvido com a engine Frostbite 2 - que já deu provas de seu poder em "Battlefield 3" - e deve chegar em 2013.

Para os fãs de esportes, houve o anúncio de "Tony Hawk Pro Skater HD", que será distribuído digitalmente para Xbox 360 e PlayStation 3. O jogo contará com cenários dos dois primeiros jogos da série, e usará controles tradicionais.

E nem mesmo os super-heróis ficaram fora da festa. Além do anúncio de "The Amazing Spider-Man", game protagonizado pelo aracnídeo mais famoso dos quadrinhos, houve a menção de "Batman: Arkham World", que ao que tudo indica é o próximo jogo do Cavaleiro das Trevas.

Personalidades, prêmios e vídeos

Entre as celebridades que marcaram presença no evento estavam Shigeru Miyamoto, criador da série "Zelda", além de Hideo Kojima - que apresentou "Metal Gear Rising: Revengeance", game que agora está sob os cuidados de Atsushi inaba, da Platinum Games (de "Bayonetta" e "Vanquish").

Nas premiações, destaque para "The Elder Scrolls V: Skyrim", que levou o título de melhor jogo do ano. Diversos vídeos também foram exibidos no evento, e você confere cada um deles - bem como a lista dos vencedores - a seguir:

VENCEDORES DO VGA 2011

CategoriaVencedor
Jogo do anoThe Elder Scrolls V: Skyrim
Estúdio do anoBethesda Game Studios
Personagem do anoCoringa (Batman: Arkham City)
Jogo do "hall" da famaThe Legend of Zelda: Skyward Sword
Empresa "deus dos games"Blizzard Entertainment
Melhor jogo para Xbox 360Batman: Arkham City
Melhor jogo para PlayStation 3Uncharted 3: Drake's Deception
Melhor jogo para WiiThe Legend of Zelda: Skyward Sword
Melhor jogo para PCPortal 2
Melhor jogo para portátilSuper Mario 3D Land
Melhor jogo de tiroCall of Duty: Modern Warfare 3
Melhor jogo de ação/aventuraBatman: Arkham City
Melhor RPGThe Elder Scrolls V: Skyrim
Melhor multiplayerPortal 2
Melhor jogo de esporte individualFight Night Champion
Melhor jogo de esporte em timeNBA 2K12
Melhor jogo de corridaForza Motorsport 4
Melhor jogo de lutaMortal Kombat
Melhor game com sensor de movimentosThe Legend of Zelda: Skyward Sword
Melhor jogo independenteMinecraft
Melhor jogo adaptadoBatman: Arkham City
Melhor canção"Build that Wall (Zia's Theme)", de Darren Korb (Bastion)
Melhor trilha originalBastion
Melhores gráficosUncharted 3: Drake's Deception
Melhor dubladorStephen Merchant, como Wheatley (Portal 2)
Melhor dubladoraEllen McLain, como GLaDOS (Portal 2)
Melhor game para downloadBastion
Melhor extra para downloadPeer Review (Portal 2)
Game mais aguardadoMass Effect 3

Vale Lembrar que o VGA 2011 será transmitido no Brasil pelo canal pago TNT no dia 22 de janeiro à 0h15, com reapresentação no dia 23, às 17h40.